MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Haddad: 90 dias iniciais do consignado privado serão para migração de empréstimo com juro menor

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 21, que o novo crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privado é um programa "estrutural" e que a medida dará 90 dias iniciais para quem tomou um empréstimo mais caro trocar o fi

Amanda Pupo e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 21.02.2025, 10:50:00 Editado em 21.02.2025, 10:58:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 21, que o novo crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privado é um programa "estrutural" e que a medida dará 90 dias iniciais para quem tomou um empréstimo mais caro trocar o financiamento pela nova modalidade, que terá juros mais baratos.

continua após publicidade

"Esse juro cai pela metade. Nós vamos dar 90 dias, os 90 dias iniciais desse programa, é pra pessoa trocar o empréstimo dele de 5,5% de juros por um de 2,5%", disse Haddad em entrevista ao ICL Notícias.

"Então, independentemente da Selic, você vai estar fazendo uma coisa pro bem da família brasileira. Às vezes o trabalhador nem sabe quanto tá pagando de juro. Ele toma o empréstimo que ele precisa. Consignado no e-social vai permitir juro muito menor no empréstimo, não importa onde esse trabalhador esteja empregado", afirmou o ministro.

continua após publicidade

Questionado se o programa não provocaria um endividamento das famílias brasileiras, Haddad ponderou que hoje a população já está endividada e pagando juros caros. "Nós vamos oferecer para os trabalhadores brasileiros uma coisa inédita que pode alavancar o PIB. Mas mais do que alavancar o PIB, estou falando de uma coisa estrutural", comentou Haddad.

Ao mencionar a alavancagem do PIB, Haddad ponderou que hoje a Selic está "momentaneamente" alta para combater a inflação e que faz "parte do jogo" usar a taxa de juros para conter o indicador.

"Ninguém deseja um descontrole inflacionário. Faz parte do jogo você usar taxa de juros para controlar a inflação e fazer o trabalho fiscal necessário para acomodar as coisas e tirando isso nós estamos fazendo uma coisa estrutural para o futuro do Brasil", disse o ministro da Fazenda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Haddad: 90 dias iniciais do consignado privado serão para migração de empréstimo com juro menor"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!