Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Habitação sobe 0,98% no IPCA-15 de julho ante alta de 1,08% em junho, afirma IBGE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Os preços de Habitação subiram 0,98% em julho, após avanço de 1,08% em junho. Foi o maior impacto positivo no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), divulgado nesta sexta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O grupo deu uma contribuição positiva de 0,15 ponto porcentual para o IPCA-15, que subiu 0,33% no mês.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A energia elétrica, principal impacto individual no índice, subiu 3,01% em julho (0,12 pp), após subir 3,29% no mês anterior. O item é afetado pela vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 1, com a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100kwh consumidos. Além disso, houve reajustes tarifários de 7,36% em Belo Horizonte; 14,19% em uma das concessionárias em Porto Alegre; 1,97% em Curitiba; 13,97% em uma das concessionárias em São Paulo; e redução de 2,16% em uma das concessionárias do Rio de Janeiro.

A taxa de água e esgoto teve avanço de 0,25% em julho, após alta de 0,94% em junho, com o item incorporando reajustes de 9,88% em Brasília e 3,83% em Curitiba.

O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, calcula o impacto de cada grupo no IPCA-15 com base na variação mensal e no peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).O resultado pode ter divergências pontuais com o impacto divulgado pelo IBGE, que considera mais casas decimais do que as disponibilizadas publicamente na taxa de cada item.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline