MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guerra terá grande impacto em atividade e inflação da zona do euro, diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, previu nesta quinta-feira que a guerra na Ucrânia terá grande impacto no crescimento econômico e inflação da zona do euro. Lagarde, que falou durante coletiva de imprensa sobre a decisão de p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2022, 11:13:00 Editado em 10.03.2022, 11:21:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, previu nesta quinta-feira que a guerra na Ucrânia terá grande impacto no crescimento econômico e inflação da zona do euro. Lagarde, que falou durante coletiva de imprensa sobre a decisão de política monetária desta quinta-feira do BCE, disse que os preços de energia, comércio internacional e confiança serão afetados pelo conflito russo-ucraniano e que o tamanho do impacto dependerá dos desdobramentos da guerra, assim como sanções resultantes e demais medidas.

continua após publicidade

Para este ano, o BCE reduziu sua projeção de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro, de 4,2% para 3,7%, detalhou Lagarde.

Para 2023 e 2024, as previsões são de altas de 2,8% e 1,6%, respectivamente, ela acrescentou.

continua após publicidade

Já para a inflação ao consumidor, Lagarde disse que o BCE elevou sua estimativa para 2022 de 3,2% para 5,1%. A instituição prevê que a taxa desacelerará para 2,1% em 2023 e 1,9% em 2024.

"É cada vez mais provável que a inflação se estabilize em 2% ao ano no médio prazo", disse Lagarde, referindo-se à meta do BCE.

Energia trará maior impacto

continua após publicidade

Na coletiva de imprensa, Lagarde afirmou que os custos de energia são o principal motivo por trás do salto na inflação do bloco. Ela ressaltou, no entanto, que as altas de preços se tornaram mais abrangentes, à medida que a energia contamina outros setores.

Lagarde disse também que os riscos à perspectiva econômica cresceram em meio à guerra russo-ucraniana, mas destacou que os bancos da zona do euro permanecem saudáveis, de modo geral.

A chefe do BCE também comentou que as sanções impostas a bancos russos, em resposta à invasão da Ucrânia por forças russas, ainda não causaram pressão financeira significativa.

Em relação ao Programa de Compras de Ativos (APP, na sigla em inglês), Lagarde disse que a redução de compras de ativos dependerá do comportamento futuro da inflação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guerra terá grande impacto em atividade e inflação da zona do euro, diz Lagarde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!