MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guedes/fertilizantes: se guerra piorar, será preciso zerar imposto de importação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que impostos sobre a importação de fertilizantes terão que ser zerados se houver uma agudização da guerra, já que mais de 90% dos insumos utilizados no País são importados. "Nós estaremos monitorando isso e pron

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2022, 13:32:00 Editado em 11.03.2022, 13:41:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que impostos sobre a importação de fertilizantes terão que ser zerados se houver uma agudização da guerra, já que mais de 90% dos insumos utilizados no País são importados. "Nós estaremos monitorando isso e prontos para reagir na velocidade necessária. Modulação da resposta é o nosso acompanhamento", afirmou.

continua após publicidade

O ministro admitiu que a crise no fornecimento de fertilizantes, a médio prazo, deve ter algum impacto no preço dos alimentos. "A curtíssimo prazo, não veria razão para subir tão rápido, safra já está aí e foi plantada", ponderou.

Guedes - que participou nesta sexta-feira, 11, do Plano Nacional de Fertilizantes - afirmou que, com prolongamento da guerra, a preocupação será maior e demandará "esforços fiscais adicionais". "O preço do petróleo pega tudo. Nossa esperança é que a guerra acabe rapidamente, seria o melhor", completou.

continua após publicidade

Autonomia

O diretor de programas do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel, disse que o objetivo do Plano Nacional de Fertilizantes é garantir uma autonomia do Brasil de 50% em relação à produção do insumo. Atualmente, mais de 85% dos fertilizantes utilizados no País são importados.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que poderá até um dia zerar a importação dos fertilizantes, mas que o plano não é para autossuficiência. O Plano, instituído por decreto assinado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê ações para a produção do insumo até 2050.

continua após publicidade

Enquanto conversa para tentar aumentar a importação de países como o Canadá, a ministra completou que é necessário "trabalhar a diplomacia" para ter alternativas se o conflito no leste europeu levar a uma suspensão imediata nos embarques, mas que não é isso o que vem acontecendo.

De acordo com a ministra, a Embrapa fará uma caravana para analisar o solo de várias regiões brasileiras. "Temos safra de verão que precisamos acompanhar de perto. Temos que garantir, se precisar, cota maior de fertilizante", completou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guedes/fertilizantes: se guerra piorar, será preciso zerar imposto de importação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!