MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guedes rechaça carimbo de 'superministro' e diz ser 'o mais vulnerável'

Chamado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de "Posto Ipiranga" do governo para temas econômicos, o ministro Paulo Guedes rechaçou nesta sexta-feira, 18, o carimbo de "superministro" e disse ser "o mais vulnerável" e "demissível em cinco minutos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.12.2020, 14:59:00 Editado em 18.12.2020, 15:03:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Chamado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de "Posto Ipiranga" do governo para temas econômicos, o ministro Paulo Guedes rechaçou nesta sexta-feira, 18, o carimbo de "superministro" e disse ser "o mais vulnerável" e "demissível em cinco minutos". Pressionado de forma recorrente a aumentar gastos, Guedes se comparou a uma represa e afirmou que, se todos os colegas de Esplanada partirem para cima dele em busca de mais despesas, ele vira Brumadinho - em alusão à represa da mineradora Vale que se rompeu, despejou toneladas de rejeitos e matou 270 pessoas.

continua após publicidade

"Nunca acreditei que sou superministro de nada. Sou demissível em cinco minutos. Quem é que é super se pode ser demissível em cinco minutos? Não existe isso. Uma pessoa que pode ser demitida em cinco minutos não é ser super nada, só se for bobo, só se achar que tem um poder que não tem. Eu sou ministro como os outros e sou o mais vulnerável, sempre fui, sempre disse isso nas nossas reuniões de ministros", disse Guedes em coletiva virtual para apresentar um balanço de fim de ano.

O ministro disse que tem atuação transversal na Esplanada e, por isso, se comparou a uma represa.

continua após publicidade

Ele afirmou que pode atuar como Itaipu, gerando energia para todo o governo, ou Brumadinho, a represa que foi palco da tragédia no início de 2019, caso todos os ministros comecem a pressionar por gastos e queiram furar o teto de gastos, a regra que limita o avanço das despesas à inflação. "Se todo mundo partir ao mesmo tempo para falar 'vamos furar o teto', viro Brumadinho. O troço vaza, vai embora, em três, quatro meses estou no chão. Não tenho a menor ilusão quanto a isso", comentou.

Guedes ressaltou que, embora seja "vulnerável" a todos os ministros, pois todos podem brigar com ele, tem contado com a compreensão dos colegas.

Sem mencionar os embates que já teve com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ele citou os nomes de Tereza Cristina (Agricultura) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e ministros militares como compreensivos - embora tenha reconhecido que "um militar aqui ou li tem uma resistência". "Mas quando senta e conversa, apoia", emendou.

continua após publicidade

"Desfrutei da colaboração de ministros e da confiança do presidente em todo esse tempo. Turbulência e confusão são inerentes ao problema (da pandemia)", disse o ministro, afirmando que a doença "deixou todo mundo um pouco tonto, irritado, ansioso".

"Confio que ele (presidente) entende que eu preciso ter espaço para agir", disse Guedes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guedes rechaça carimbo de 'superministro' e diz ser 'o mais vulnerável'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!