MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guedes: leilão de 5G é oportunidade de recursos novos para internet nas escolas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou que os recursos do futuro leilão de 5G são uma oportunidade para garantir novas receitas para a lei que prevê a internet nas escolas públicas de educação básica, para fins educacionais (Lei 14172/21). A declar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.08.2021, 14:36:00 Editado em 12.08.2021, 14:43:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou que os recursos do futuro leilão de 5G são uma oportunidade para garantir novas receitas para a lei que prevê a internet nas escolas públicas de educação básica, para fins educacionais (Lei 14172/21). A declaração foi dada durante participação na Comissão de Educação da Câmara, a qual foi chamado para prestar esclarecimentos sobre a ausência de destinação de recursos para cumprir a lei de internet nas escolas.

continua após publicidade

A presidente da Comissão, professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), afirmou que o edital do leilão do 5G não prevê um compromisso com a acessibilidade de internet nas escolas das instituições ganhadoras. Segundo a professora Dorinha, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, afirmou que não poderia fazer essa alteração neste momento porque atrasaria o processo.

"É preciso fazer esse apelo para que possamos encontrar rapidamente uma alternativa orçamentária", disse a deputada. "Que a gente consiga fazer um esforço para que a lei seja cumprida e que esses recursos cheguem a Estados e municípios. Infelizmente, o tempo de escola fechada, com ensino remoto, tem um prejuízo incalculável. Já estamos indo para o segundo ano da pandemia, com grande dificuldade para educação", completou.

continua após publicidade

Guedes concordou que o período de leilão é o ideal para estabelecer as exigências com as empresas ganhadoras e sugeriu que seja marcada uma reunião com participação do Ministério das Comunicações e da Educação para avaliar se é possível colocar o compromisso com a internet nas escolas nas regras do certame.

Durante a participação na comissão, Guedes argumentou que não se opõe ao mérito da lei, mas que não há fonte de recursos para cumpri-la e, se o fizesse, estaria desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O ministro disse que governo e Congresso precisam definir uma realocação orçamentária para que os recursos sejam destinados.

A lei foi originalmente vetada pelo presidente Jair Bolsonaro à lei, mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional. O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) argumentando que a lei atrapalharia o cumprimento das regras fiscais.

Conforme foi aprovada pelos parlamentares, a lei prevê um repasse de R$ 3,5 bilhões da União para os governos estaduais e prefeituras, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e o saldo correspondente às metas não cumpridas dos planos gerais de universalização do serviço de telefonia fixa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guedes: leilão de 5G é oportunidade de recursos novos para internet nas escolas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!