MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guedes: economistas brasileiros têm treinamento deficiente em equilíbrio geral

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira que o primeiro grande plano econômico do atual governo era o de controle das despesas públicas. Segundo ele, os economistas brasileiros, na sua maioria, têm treinamento deficiente sobre equil

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.09.2021, 13:07:00 Editado em 27.09.2021, 13:11:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira que o primeiro grande plano econômico do atual governo era o de controle das despesas públicas. Segundo ele, os economistas brasileiros, na sua maioria, têm treinamento deficiente sobre equilíbrio geral.

continua após publicidade

"Quem tem treinamento com deficiências diz que o governo não tem um plano, mas nosso primeiro plano é interromper essa trajetória explosiva de gastos", rebateu Guedes, participante do 4º Encontro "O Brasil Quer Mais", promovido pela International Chamber of Commerce (ICC), no painel "Por que ainda não abrimos".

Segundo o ministro, o governo tinha como ideia derrubar os juros. E para isso, disse ele, era preciso privatizar, desinvestir, como a Petrobras fez para pagar os gastos.

continua após publicidade

"A Petrobras fez isso e melhorou o seu balanço. Por isso a Petrobras melhorou os seus investimentos", justificou o ministro.

Guedes voltou a dizer que o governo atual vai terminar seu mandato gastando menos que quando começou e lembrou que havia muitos ministérios na área econômica que gastavam R$ 15 bilhões e que agora tem só o Ministério da Economia gastando R$ 10 bilhões.

Por isso, diz ele, trazer investimentos estrangeiros nos próximos 10 anos é parte do plano econômico do atual governo. "É fazer o movimento de fora para dentro. Não existe mais a figura do planejador central, coisa que não tem nem mais nem na China", disse.

continua após publicidade

"Quando vocês virem um economista criticando o governo é porque ele não tem um bom treinamento e não está conseguindo entender o programa", provocou Guedes.

Ele voltou a rebater as críticas às privatizações do atual governo por parte de pessoas que fizeram parte do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Guedes disse que as privatizações tucanas foram feitas no limite da irresponsabilidade e que por isso foram chamadas de "privatarias".

"Mas não estou aqui para criticar. Espero que me entendam porque é só um desabafo. Não gostaria que tomassem isso como ofensa. Precisamos ter mais respeito uns pelos outros. Eu tenho tentado praticar isso", ponderou o ministro da Economia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guedes: economistas brasileiros têm treinamento deficiente em equilíbrio geral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!