MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guedes: É possível fechar ano com 1/4 dos empregos perdidos na recessão anterior

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que é possível que o País termine o ano com perda de cerca de 300 mil empregos formais, em torno de um quarto do que foi perdido na última recessão, em 2015 e 2016, em que foram perdidos 1,3 milhão, conforme d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2020, 17:57:00 Editado em 19.11.2020, 18:02:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que é possível que o País termine o ano com perda de cerca de 300 mil empregos formais, em torno de um quarto do que foi perdido na última recessão, em 2015 e 2016, em que foram perdidos 1,3 milhão, conforme declaração dada no Congresso da Abrapp. "Na maior crise global, nós podemos terminar o ano com um terço ou um quarto dos empregos que foram perdidos nas recessões auto-impostas", disse, referindo-se ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

continua após publicidade

Segundo o ministro, nessa época do ano, em 2015 o País já havia perdido 650 mil empregos formais e, em 2016, 687 mil vagas com carteira assinada, contra cerca de 550 mil este ano. Mas, como a expectativa é de continuar a geração de postos até o fim do ano, o saldo negativo pode ficar ao redor de 300 mil.

O ministro ainda fez a comparação mais uma vez com o mercado de trabalho dos EUA, mais flexível, em que houve perda de mais de 30 milhões de empregos. "É óbvio que está sendo feito", disse, citando o programa de preservação de empregos. "O Brasil está reagindo à crise de forma que considero bastante razoável."

continua após publicidade

Guedes ainda repetiu que a aprovação da autonomia do Banco Central é o que vai permitir que aumentos temporários e setoriais na inflação não se transformem em aumentos permanentes.

O ministro ainda disse que a maior parte da inteligência brasileira acredita em economia planificada, quando o avanço da China é explicado por sua parte voltada ao capitalismo. "Hoje existe pouca tolerância com o governo conservador, mas houve 10 anos de crise econômica enfrentados com paciência."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guedes: É possível fechar ano com 1/4 dos empregos perdidos na recessão anterior"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!