MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guedes: desafio para 2021 é transformar recuperação cíclica em autossustentável

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer nesta segunda-feira, 23, que o grande desafio para o próximo ano é "transformar" a recuperação cíclica do Brasil baseada em consumo em retomada "autossustentável" com base em investimentos. "Para a ampl

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.11.2020, 11:20:00 Editado em 23.11.2020, 11:26:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer nesta segunda-feira, 23, que o grande desafio para o próximo ano é "transformar" a recuperação cíclica do Brasil baseada em consumo em retomada "autossustentável" com base em investimentos. "Para a ampliação da capacidade produtiva, aumento da produtividade e dos salários dos trabalhadores, o que esperamos é essa transformação", disse Guedes, para quem essa transformação se dará por meio das reformas.

continua após publicidade

Ele citou, por exemplo, a reforma administrativa, com redução de impostos sobre as empresas e simplificação do modelo.

"Vamos para o imposto de valor adicionado. Governo federal já fez o dele, agora vamos unificar com Estados e municípios ali na frente, então estamos no caminho certo. Voltando das medidas emergenciais para reformas estruturantes", afirmou o ministro, que destacou também o pilar das privatizações. "Vamos acelerar dimensões que ficaram para trás. Uma importante dimensão são as privatizações", disse ele, que reconheceu mais cedo que o programa de privatização não "andou direito".

continua após publicidade

Tarifa de importação

Guedes afirmou ainda que o Brasil precisa reduzir a tarifa de importação média de 14% para 4% para ficar de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas admitiu que o governo vem falhando, porque ainda não conseguiu diminuir nem 1% nesta administração. "Falha nossa."

Mas o ministro ponderou que, com a reforma tributária, a tarifa vai cair rapidamente. "Assim que fizermos a reforma tributária, já vamos derrubar 3 pontos porcentuais", disse.

continua após publicidade

Ele admitiu que o governo não andou nem com a reforma tributária nem com as privatizações, mas sugeriu que a estagnação tem relação com a saída dos secretários das duas áreas, Marcos Cintra e Salim Mattar, respectivamente.

Novamente sobre a parte das privatizações, Guedes repetiu que há um acordo de centro-esquerda no Congresso que impede que avancem. Conforme Guedes, ele aprendeu a não fazer promessa em Brasília, porque não controla "fluxo". "Tem ministro que gosta de empresa que está embaixo do ministério dele. Não compreenderam a importância das privatizações para derrubar a Dívida/PIB, vendendo empresas estatais que estão perdendo capacidade de fazer investimentos. O Congresso é reformista e os ministros estão colaborando muito. Agora todo mundo entendeu a importância das privatizações e agora nós vamos andar."

Por outro lado, o ministro disse que o governo avançou em acordos e temas parados há anos, como o acordo com a União Europeia, a reforma da Previdência, leilões de petróleo, além de ter entregue a reforma administrativa e o pacto federativo. "Por isso não me preocupa tanto não ter avançado nas tarifas", avaliou, dizendo que há uma narrativa de que o governo não entrega o que promete. "Acho que ninguém entregou tanto em tão pouco tempo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guedes: desafio para 2021 é transformar recuperação cíclica em autossustentável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!