MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guedes: Brasil tem de retomar caminho da prosperidade

O Brasil precisa avançar na agenda de reformas para escapar de uma armadilha de baixo crescimento, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista à RedeTV. Para Guedes, as ações do governo estão em sintonia com o que é necessário para impulsio

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.12.2021, 13:30:00 Editado em 11.12.2021, 13:36:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Brasil precisa avançar na agenda de reformas para escapar de uma armadilha de baixo crescimento, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista à RedeTV. Para Guedes, as ações do governo estão em sintonia com o que é necessário para impulsionar a atividade no País.

continua após publicidade

"Nós mudamos vários marcos regulatórios, fizemos a reforma da Previdência, estamos privatizando Correios, Eletrobras. Estamos fazendo mudanças que tragam os investimentos privados para o Brasil, para que o Brasil volte a crescer", disse o ministro.

Guedes argumentou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) está conduzindo uma transição de modelo econômico, após o que considera um fracasso do modelo anterior. Segundo o ministro, a esquerda governou o Brasil pelos 30 anos anteriores à eleição de Bolsonaro, com um modelo que prendeu o País no crescimento zero.

continua após publicidade

"Se você pegar os últimos dez anos, o Brasil cresceu zero. Nós podemos pelo menos explicar que caímos o nosso PIB Produto Interno Bruto porque teve a covid, uma pandemia que veio de fora. Mas e quem não teve covid nenhuma antes e conseguiu criar duas recessões de 3,5%?", disse o ministro.

O PIB brasileiro caiu 3,9% em 2020, atingido pela pandemia da covid-19. Segundo Guedes, a economia do País já voltou a pulsar em 2021, com um crescimento do PIB em torno de 5% que já mostra um alívio para a atividade.

"O Brasil voltou a pulsar. Existem, naturalmente, oposicionistas fazendo narrativas muito negativas a respeito do futuro do Brasil, porque os juros vão subir, nós estamos combatendo a inflação. Isso realmente é um fator de contenção econômica. Mas, do outro lado, tem R$ 700 bilhões de investimento vindo aí com toda a força para botar o Brasil para crescer", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guedes: Brasil tem de retomar caminho da prosperidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!