MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Guedes: Bolsonaro é 'fenômeno político' e é natural preocupação com combustível

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira que o presidente da República, Jair Bolsonaro, é um "animal político" e um "fenômeno político" e, por isso, considera natural a preocupação dele com o preço dos combustíveis. Guedes citou à CNN

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.03.2021, 15:43:00 Editado em 16.03.2021, 15:47:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira que o presidente da República, Jair Bolsonaro, é um "animal político" e um "fenômeno político" e, por isso, considera natural a preocupação dele com o preço dos combustíveis. Guedes citou à CNN a proximidade de Bolsonaro com o segmento dos caminhoneiros. A demanda do grupo levou o presidente a encomendar uma desoneração no preço do diesel, após sucessivos reajustes nos preços anunciados pela Petrobras.

continua após publicidade

Bolsonaro também acabou demitindo o presidente da companhia e indicando para seu lugar o general da reserva Joaquim Silva e Luna.

"É claro que ele, politicamente, é um animal político, é um fenômeno político. É natural que ele se preocupe com isso", disse Guedes, ressaltando que cabe a ele expor o custo econômico de qualquer medida a ser adotada.

continua após publicidade

No caso da desoneração dos combustíveis, foi preciso elevar a tributação dos bancos sobre a aquisição de carros por pessoas com deficiência, além de acabar com um regime diferenciado da indústria química, para compensar o incentivo.

Reações do mercado

Na entrevista, Guedes foi questionado se o mercado estava exagerando na reação diante das mudanças na Petrobras ou da anulação das sentenças condenatórias do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesses episódios, a Bolsa inicialmente desabou, enquanto juros e câmbio subiram, todos sinais de forte deterioração da percepção sobre o Brasil.

continua após publicidade

"Esse simbolismo (dos mercados)... Os mercados somos nós", afirmou Guedes.

Lava Jato

Perguntado sobre a atuação da Lava Jato, o ministro defendeu a operação e disse, sem citar nomes, que houve uma quebradeira em estatais como Petrobras e Eletrobras. "Alguém coordenou toda essa política", comentou Paulo Guedes.

continua após publicidade

Congresso

Após a ameaça de desidratação profunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria os gatilhos de ajustes em despesas, o ministro da Economia disse nesta terça que o governo tem conseguido um coeficiente de 70% de aprovação nas medidas econômicas enviadas ao Congresso Nacional, apesar do "fogo amigo".

continua após publicidade

Em entrevista à CNN, Guedes não deu detalhes sobre a quem se referia ao citar o "fogo amigo". Nos últimos dias, o ministro e sua equipe precisaram debelar uma série de pressões para desidratar a PEC emergencial, vindas inclusive do presidente Jair Bolsonaro e de aliados no Congresso Nacional.

Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, Bolsonaro patrocinou a tentativa de tirar os gastos com Bolsa Família de dentro do teto de gastos, a regra que limita o avanço das despesas à inflação.

Aliados do presidente como o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) e a bancada da bala, por sua vez, tentaram emplacar exceções para as categorias da segurança pública nos gatilhos que congelam salários quando há elevado comprometimento das finanças.

A pressão foi tão grande que o governo precisou ceder e abrir mão do congelamento em progressões e promoções nas carreiras de servidores, que também resultam em aumentos na remuneração. Sem essa concessão, a equipe econômica corria risco de ver todo o pacote fiscal da PEC naufragar no Congresso, que aprovaria apenas a autorização para a nova rodada do auxílio emergencial.

"Considerando todos os fatores, temos um Congresso reformista. Ele já avançou algumas questões da Previdência, da cessão onerosa. Estamos fazendo muita coisa que estava parada. O saneamento, por exemplo, 100 milhões vão poder ter água e esgoto, 35 milhões vão poder ter água corrente. Por todas essas pautas que estão passando, vemos um coeficiente de desidratação de mais ou menos 30%. Mandamos a Previdência e foram aprovados em torno de 70% do texto", disse Guedes. "Quando você me pergunta se eu temo alguma desidratação... o presidente já me dizia que na democracia, assim como no futebol, goleada é difícil, é raro. Ganhar de 5 a 0, 4 a 0 é raro. Normalmente é 3 a 2, 2 a 1. Temos conseguido um coeficiente de 70%, considerando o fogo amigo, o que é satisfatório", afirmou.

Guedes disse ainda que o governo levou dois anos fazendo a sua base parlamentar, e essa base agora "acaba de destravar as pautas". No diagnóstico do ministro, a reforma administrativa deve ter aprovação "relativamente rápida".

Já a reforma tributária, segundo ele, é "mais complexa". "Não queremos cair na armadilha que está preparada para elevar impostos", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Guedes: Bolsonaro é 'fenômeno político' e é natural preocupação com combustível"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!