MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

GT concluiu pela necessidade urgente de se alterar sistema tributário, diz relator de reforma

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária na Câmara, afirmou nesta terça-feira, 6, que o maior consenso entre os integrantes do grupo de trabalho (GT) que analisou a pauta foi o da necessidade de se alterar o sistema tributário d

Fernanda Trisotto, Iander Porcella e Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto, Iander Porcella e Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 06.06.2023, 17:33:00 Editado em 06.06.2023, 17:37:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária na Câmara, afirmou nesta terça-feira, 6, que o maior consenso entre os integrantes do grupo de trabalho (GT) que analisou a pauta foi o da necessidade de se alterar o sistema tributário do País. "A partir das discussões, o grupo de trabalho traçou um diagnóstico preciso do sistema tributário atual e concluiu pela necessidade urgente de que seja alterado. Esse foi o consenso. Não vi ninguém defendendo que se mantenha o sistema atual no Brasil", disse durante a leitura do relatório do GT.

continua após publicidade

Ele também disse que a tributação sobre consumo é "complexa, disfuncional, ineficiente, desequilibrada e injusta", e que essa oneração mais elevada de bens sobre serviços torna a tributação mais regressiva, o que é negativo.

O deputado criticou a acentuada cumulatividade na tributação do consumo nacional e a incidência de impostos em cascata e sem recuperação de créditos - a restrição do aproveitamento de créditos também teve uma menção específica. "Atualmente, é impossível afirmar o exato montante tributário embutido no preço cobrado do consumidor ao final da cadeia", leu o deputado por duas vezes.

continua após publicidade

Elogio a Haddad

O relator da reforma tributária fez elogios ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante a leitura do relatório do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados dedicado à matéria. O parlamentar afirmou que o dirigente da pasta econômica tem tido a real dimensão da importância da reforma para o País.

De acordo com Aguinaldo, Haddad e a equipe econômica entenderam a importância do papel do Parlamento na discussão da matéria, principalmente depois de anos de discussão sobre o tema conduzida pelos congressistas.

continua após publicidade

"Poder Executivo decidiu por priorizar a reforma tributária, mas entendeu que melhor solução seria a construção do texto pelo próprio parlamento a partir do debate já realizado", disse Aguinaldo.

O relator destacou que a reforma não é de governo e nem de partidos, tampouco ideológica, de esquerda ou direita. "É uma reforma estrutural, do Estado brasileiro", enfatizou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "GT concluiu pela necessidade urgente de se alterar sistema tributário, diz relator de reforma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!