MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Grupo Alimentação e Bebidas tem variação negativa de 0,04% no IPCA

O grupo Alimentação e Bebidas saiu de uma elevação de 1,17% em outubro para um recuo de 0,04% em novembro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo contr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2021, 10:56:00 Editado em 10.12.2021, 11:31:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O grupo Alimentação e Bebidas saiu de uma elevação de 1,17% em outubro para um recuo de 0,04% em novembro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo contribuiu com -0,01 ponto porcentual para a taxa de 0,95% do IPCA do mês.

continua após publicidade

A queda foi puxada pela alimentação fora do domicílio, que caiu 0,25%, influenciada pelo subitem lanche (-3,37%). A refeição fora de casa subiu 1,10%.

"Muitos estabelecimentos deram descontos nos preços dos seus lanches, muitas redes de fast-food deram desconto no contexto de Black Friday, o que não aconteceu com a refeição. Quando falamos lanche, a gente está falando de um sanduíche, um hambúrguer, um suco", explicou Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.

continua após publicidade

A alimentação no domicílio aumentou 0,04% em novembro. As famílias pagaram menos pelo leite longa vida (-4,83%), arroz (-3,58%) e carnes (-1,38%).

O embargo da China à carne brasileira aumentou a oferta do produto no mercado doméstico, o que levou a uma redução de preços.

"Principalmente das carnes consideradas menos nobres, carnes de segunda, como acém, músculo, pá, essas tiveram quedas mais intensas", contou Kislanov.

Por outro lado, houve altas nos preços da cebola (16,34%), café moído (6,87%), açúcar refinado (3,23%), frango em pedaços (2,24%) e queijo (1,39%).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Grupo Alimentação e Bebidas tem variação negativa de 0,04% no IPCA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!