MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Gripe aviária: RS substitui barreiras fixas por barreiras móveis em Montenegro

O governo do Rio Grande do Sul decidiu mudar a estratégia de vigilância sanitária na região de Montenegro com a estabilização do surto de gripe aviária e a ausência de novos casos. Assim, as quatro barreiras sanitárias fixas em operação foram substituídas

Leandro Silveira (via Agência Estado)

·
Escrito por Leandro Silveira (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2025, 13:21:00 Editado em 02.06.2025, 13:28:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo do Rio Grande do Sul decidiu mudar a estratégia de vigilância sanitária na região de Montenegro com a estabilização do surto de gripe aviária e a ausência de novos casos. Assim, as quatro barreiras sanitárias fixas em operação foram substituídas por barreiras volantes, que funcionarão de forma móvel e aleatória. A medida entrou em vigor na sexta-feira, 30.

continua após publicidade

Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a nova abordagem permite otimizar recursos e manter o monitoramento sem comprometer a eficácia das ações de controle. "Esta mudança na estratégia é considerada mais adequada para o atual contexto sanitário e demográfico da região, marcada pela ausência de produções comerciais e pela predominância de pequenas criações familiares", afirmou, em nota, a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Seapi, Rosane Collares.

Além da troca das barreiras, houve também alteração nas rotinas de inspeção em propriedades rurais. Antes realizadas a cada três ou sete dias, as vistorias agora ocorrerão em quatro datas fixas, até 17 de junho, abrangendo toda a zona sob vigilância.

continua após publicidade

"As operações serão realizadas de forma aleatória, com variação de horários e locais, focadas na fiscalização de cargas alvo. A mudança visa maximizar o fator surpresa e melhorar a mobilização das equipes de fiscalização", destacou Collares.

As medidas estão alinhadas ao encerramento do vazio sanitário, previsto para 18 de junho, e visam mitigar riscos e garantir a sanidade dos plantéis avícolas na região, segundo a Seapi.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Gripe aviária: RS substitui barreiras fixas por barreiras móveis em Montenegro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!