MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Gripe aviária: confirmado novo foco em ave silvestre no RS; suspeita no TO é descartada

Um novo caso de gripe aviária (influenza aviária em alta patogenicidade) em aves silvestres foi confirmado em Montenegro, no Rio Grande do Sul, conforme atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da A

Isadora Duarte (via Agência Estado)

·
Escrito por Isadora Duarte (via Agência Estado)
Publicado em 28.05.2025, 15:22:00 Editado em 28.05.2025, 15:28:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um novo caso de gripe aviária (influenza aviária em alta patogenicidade) em aves silvestres foi confirmado em Montenegro, no Rio Grande do Sul, conforme atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura, às 13 horas. O foco envolve aves da espécie joão-de-barro (Furnarius rufus). Além disso, uma suspeita da doença em abatedouro comercial de aves em Aguiarnópolis (TO) foi descartada, com resultado negativo para a gripe aviária.

continua após publicidade

As notificações em aves e/ou de subsistência não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

No total, o País já registrou 166 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 162 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial, somando 170 ao todo no País.

continua após publicidade

Até o momento, há um caso confirmado de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Há sete investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no País, sendo apenas uma em planta comercial, em uma granja em Anta Gorda (RS). As investigações estão em andamento com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo. Outras três suspeitas são investigadas em aves de subsistência em Aurelino Leal (BA), Quixadá (CE) e Manacapuru (AM). Há ainda três suspeitas envolvendo aves silvestres em Armação dos Búzios (RJ), Ilhéus (BA) e Icapuí (CE).

Essas investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País.

Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Gripe aviária: confirmado novo foco em ave silvestre no RS; suspeita no TO é descartada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!