MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governos devem reduzir dívida e reconstruir colchões para próximo choque, diz Georgieva, do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, reforçou o coro para a necessidade de os governos conduzirem reformas fiscais e se preparar para um futuro choque, a exemplo da covid-19. "Os governos devem trabalhar para re

Aline Bronzati, correspondente (via Agência Estado)

·
Escrito por Aline Bronzati, correspondente (via Agência Estado)
Publicado em 17.10.2024, 11:48:00 Editado em 17.10.2024, 11:57:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, reforçou o coro para a necessidade de os governos conduzirem reformas fiscais e se preparar para um futuro choque, a exemplo da covid-19. "Os governos devem trabalhar para reduzir a dívida e reconstruir amortecedores para o próximo choque - que certamente virá, e talvez mais cedo do que esperamos", alertou ela, em discurso que antecede as reuniões anuais do FMI, na próxima semana, em Washington DC, nos Estados Unidos.

continua após publicidade

Segundo Georgieva, o ajuste fiscal envolverá escolhas difíceis. "Aqui está o problema: a contenção fiscal nunca é popular. E, como mostra um novo artigo da equipe do FMI, está ficando cada vez mais difícil", disse.

Análise feita pelo Fundo junto a uma ampla amostra de países mostra que o discurso político favorece cada vez mais a expansão fiscal. "Até mesmo os partidos políticos tradicionalmente conservadores em termos fiscais estão desenvolvendo um gosto por tomar emprestado para gastar", destacou Georgieva.

continua após publicidade

A diretora-gerente do FMI admitiu que as reformas fiscais não são "fáceis, mas são necessárias e podem aumentar a inclusão e a oportunidade". "Em última análise, no médio prazo, o crescimento é fundamental para gerar empregos, receitas fiscais, espaço fiscal e sustentabilidade da dívida", concluiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Governos devem reduzir dívida e reconstruir colchões para próximo choque, diz Georgieva, do FMI"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!