MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo vai cobrar redução no querosene de aviação e Nas passagens aéreas, diz ministro

O governo pretende cobrar que as petroleiras com atuação no País apresentem uma mudança no preço querosene de aviação (QAV), após a Petrobras reduzir o valor em 12,6%, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante visita técnica ao Inst

Wilian Miron (via Agência Estado)

·
Escrito por Wilian Miron (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2023, 11:30:00 Editado em 03.06.2023, 11:35:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo pretende cobrar que as petroleiras com atuação no País apresentem uma mudança no preço querosene de aviação (QAV), após a Petrobras reduzir o valor em 12,6%, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante visita técnica ao Instituto Nacional do Semiárido, em Campina Grande (PB).

continua após publicidade

Segundo ele, haverá também conversa com as empresas aéreas para que a redução no custo do combustível seja refletida nas tarifas, com benefício ao consumidor. "Agora vamos cobrar também de forma muito rigorosa das empresas aéreas, para que se chegue na ponta (a redução de custo), porque não basta um esforço nosso na diminuição de preço dos combustíveis se essas reduções não forem capturadas na cadeia".

O ministro também afirmou haver um acompanhamento por parte da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir que as reduções sejam capturadas na ponta, pelos consumidores. "Ela (a redução) tem que chegar na ponta, tem que chegar na bomba, tem que chegar na passagem aérea", destacou.

continua após publicidade

Silveira também destacou os esforços do governo para reduzir o preço dos combustíveis e do gás de cozinha. "Estamos trabalhando fortemente para isso", disse ao citar a mudança na política de preços da Petrobras, que segundo ele aconteceu respeitando a governança da companhia.

Em relação à energia elétrica, o ministro afirmou que tem trabalhado para atrair investimentos, principalmente, em fontes renováveis para o Nordeste brasileiro. Ele também destacou que os leilões de transmissão que serão realizados devem focar em ativos que farão o escoamento da energia produzida na região para o Sudeste, principal centro de carga do País.

"Faremos os leilões para poder escoar toda a energia limpa e renovável do Nordeste para o centro de carga. Portanto, estamos muito otimistas, nós achamos que isso pode gerar milhares de empregos, só as linhas de transmissão nós calculamos em torno de 100 mil empregos diretos e indiretos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo vai cobrar redução no querosene de aviação e Nas passagens aéreas, diz ministro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!