MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo publica MP que cria novo crédito consignado privado

O governo federal publicou nesta quarta-feira, 12, a medida provisória 1.292, que cria o novo crédito consignado privado. O texto saiu em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A MP altera pontos da legislação trabalhista para permitir o uso do e

Matheus Piovesana e Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Piovesana e Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 12.03.2025, 17:45:00 Editado em 12.03.2025, 17:53:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo federal publicou nesta quarta-feira, 12, a medida provisória 1.292, que cria o novo crédito consignado privado. O texto saiu em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

continua após publicidade

A MP altera pontos da legislação trabalhista para permitir o uso do eSocial para que as instituições financeiras consultem os dados dos trabalhadores, e para que a partir disso, ofertem a nova modalidade.

O texto também prevê que, durante os 120 primeiros dias da oferta, operações destinadas a trabalhadores que tenham empréstimo pessoal ou consignado privado em aberto só possam ser feitas para liquidar os saldos dessas operações. A informação foi antecipada na terça-feira, 11, pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

continua após publicidade

Esse mecanismo é visto pelo governo e pelas instituições financeiras como uma forma de estimular a migração dos clientes de linhas de crédito mais caras para o novo produto, que deve ter juros mais baixos.

O cliente não será obrigado a liquidar as operações antigas, mas neste caso, não poderá contratar o novo consignado.

Outros detalhes do novo produto que constam da MP já haviam sido divulgados mais cedo pelo governo, entre eles a oferta através de plataformas do governo e dos bancos, e um prazo também de 120 dias para que operações do antigo consignado privado sejam transferidas ao novo sistema.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo publica MP que cria novo crédito consignado privado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!