MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo prevê PIB em alta de 5% em 2021 e riscos globais e domésticos em 2022

Em mensagem presidencial entregue formalmente ao Congresso Nacional, o governo do presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) deve registrar crescimento de cerca de 5% em 2021, mas apresentou um cenário desafiador que pode comprome

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2022, 18:03:00 Editado em 02.02.2022, 20:07:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em mensagem presidencial entregue formalmente ao Congresso Nacional, o governo do presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) deve registrar crescimento de cerca de 5% em 2021, mas apresentou um cenário desafiador que pode comprometer o avanço da economia em 2022.

continua após publicidade

"Desde o segundo semestre de 2020, a retomada econômica mostrou-se sólida e, nos primeiros trimestres de 2021, o crescimento apresentou marcha persistente e integrada em todos os setores. Mantido esse ritmo, o Produto Interno Bruto (PIB) do País deve registrar expansão de cerca de 5% em 2021, o que veio a compensar, em alguma medida, a queda anterior de 3,9%, trazendo condições de proporcionar sustentabilidade na trajetória dos anos seguintes", diz o documento.

Para 2022, o "risco fiscal é um elemento relevante", de acordo com a mensagem. No capítulo de política econômica da mensagem, o governo apresenta uma projeção para a economia brasileira em 2022 com elementos negativos e positivos. "Entre os negativos, a sinalização de condições financeiras globais e domésticas mais restritivas, acompanhada por eventuais episódios de elevação nos prêmios de risco, pode atuar desestimulando a atividade econômica."

continua após publicidade

Entre os elementos positivos , o Executivo citou a recuperação do mercado de trabalho e do setor de serviços, o desempenho positivo do agronegócio e a normalização da economia com o arrefecimento da pandemia de covid-19. "Contudo, ressalta-se que, para a promoção do crescimento sustentável e inclusivo da economia, é essencial perseverar no processo de reformas estruturais e ajustes necessários na economia brasileira."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo prevê PIB em alta de 5% em 2021 e riscos globais e domésticos em 2022"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!