MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo de SP lança mecanismo para estimular eficiência energética no Estado

O governo de São Paulo lançou hoje o Fundo de Aval de Eficiência Energética (FAEE), mecanismo para viabilizar garantias e facilitar o acesso a financiamentos voltados a projetos de eficiência energética em pequenas e médias empresas do Estado. O instrume

Wilian Miron (via Agência Estado)

·
Escrito por Wilian Miron (via Agência Estado)
Publicado em 06.06.2024, 20:05:00 Editado em 06.06.2024, 20:11:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo de São Paulo lançou hoje o Fundo de Aval de Eficiência Energética (FAEE), mecanismo para viabilizar garantias e facilitar o acesso a financiamentos voltados a projetos de eficiência energética em pequenas e médias empresas do Estado.

continua após publicidade

O instrumento foi viabilizado pelas secretarias do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil) e de Desenvolvimento Econômico (SDE) e tem um aporte de 8 milhões de euros captados junto à Agência Alemã de Cooperação Internacional, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

A ação tem potencial para alavancar aproximadamente R$ 420 milhões em investimentos de eficiência energética, e o objetivo é financiar 425 projetos.

continua após publicidade

Para a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso, a iniciativa vai impulsionar os micro, pequenos e médios industriais do Estado.

"Como externalidade, a gente tem a melhoria da eficiência em relação à poluição e aos gases do efeito estufa, mas, mais do que isso, a eficiência para as indústrias que fizerem a melhoria do seu maquinário", comentou.

Com esse projeto, o governo estima que será possível economizar 7 terawatts-hora (TWh) no consumo de energia até 2025, o equivalente ao dobro do consumo energético da cidade de Campinas. No campo ambiental, será possível mitigar a emissão de 1,1 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Já a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, avalia que o fundo de aval poderá fomentar também o emprego e a renda, por meio do projeto. "A gente consegue gerar um ciclo virtuoso", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo de SP lança mecanismo para estimular eficiência energética no Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!