MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo cancela urgência constitucional do projeto de lei da reoneração da folha de pagamento

ODiário Oficial da União (DOU)desta quinta-feira, 11, formaliza a retirada da urgência constitucional do projeto de lei da reoneração da folha de pagamento de 17 setores econômicos, confirmando o anúncio feito na quarta-feira à noite pelo ministro da Faze

Luci Ribeiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Luci Ribeiro (via Agência Estado)
Publicado em 11.04.2024, 10:28:00 Editado em 11.04.2024, 10:35:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ODiário Oficial da União (DOU)desta quinta-feira, 11, formaliza a retirada da urgência constitucional do projeto de lei da reoneração da folha de pagamento de 17 setores econômicos, confirmando o anúncio feito na quarta-feira à noite pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Antes, a relatora do texto na Câmara, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), também tinha dado a mesma informação do cancelamento da urgência. Segundo ela, a anulação da urgência é necessária para que o projeto seja discutido com mais calma.

continua após publicidade

Na prática, o movimento enfraquece o debate em torno do tema e reduz as chances de Haddad ver aprovado o novo modelo de taxação da folha, que seria reonerada gradualmente se a proposta do governo fosse chancelada pelo Congresso.

Ainda na quarta-feira, a relatora disse que seu parecer vai prever a manutenção da desoneração até o fim de 2027, conforme aprovado anteriormente pelo Legislativo. Nesta quinta, ela sinalizou novamente que até lá fica valendo o que o Congresso havia aprovado no fim do ano passado. "Não temos espaço hoje para falar sobre reoneração da folha de pagamento até o final de 2027", disse.

continua após publicidade

ODiário Oficialde desta quinta-feira traz também pedido de cancelamento da urgência do projeto de lei que cria direitos trabalhistas para motoristas de aplicativos, como Uber e 99.

Como oBroadcast Político(sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) noticiou, foram os líderes da base do governo na Câmara que decidiram pedir a retirada da urgência do projeto.

A posição dos deputados aliados do Palácio do Planalto vai na contramão do que defende o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que iniciou uma aproximação com as bancadas para explicar a proposta e tentar acelerar a votação.

continua após publicidade

Sem o regime de urgência, contudo, a tramitação será mais lenta e a proposta terá de passar por análise em comissões antes de ir para o plenário. Com a urgência constitucional, determinada pelo governo no envio do projeto, o texto passaria a trancar a pauta da Casa no próximo dia 20. A avaliação dos líderes é de que não há tempo hábil para vencer as resistências da oposição e da sociedade às novas regras até lá.

Na quarta-feira, o governo também cancelou a urgência do Projeto de Lei das Falências. O texto já passou pela Câmara e agora será apreciada pelo Senado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo cancela urgência constitucional do projeto de lei da reoneração da folha de pagamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!