MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo argentino encerra órgão de mediação entre consumidores e empresas

O governo da Argentina decidiu encerrar o Serviço de Conciliação Prévia em Relações de Consumo (Coprec), responsável por mediar conflitos entre consumidores e fornecedores. A justificativa do governo de Javier Milei com a dissolução do órgão é reduzir a b

Mateus Cerqueira (via Agência Estado)

·
Escrito por Mateus Cerqueira (via Agência Estado)
Publicado em 03.02.2025, 11:01:00 Editado em 03.02.2025, 11:09:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo da Argentina decidiu encerrar o Serviço de Conciliação Prévia em Relações de Consumo (Coprec), responsável por mediar conflitos entre consumidores e fornecedores. A justificativa do governo de Javier Milei com a dissolução do órgão é reduzir a burocracia e simplificar os processos administrativos.

continua após publicidade

Além do Coprec, também foram extintos o Registro Nacional de Conciliadores em Relações de Consumo e o Fundo de Financiamento do órgão. Os processos que estavam em andamento serão transferidos para a Secretaria de Indústria e Comércio, que seguirá responsável por regular e fiscalizar as relações de consumo no país.

Criado em 2015, o Coprec tinha o objetivo de oferecer uma alternativa rápida e acessível para resolver disputas entre consumidores e empresas, evitando processos judiciais demorados. No entanto, o governo afirma que já existem outras instâncias semelhantes, como o Serviço de Conciliação Prévia da Cidade de Buenos Aires e os mecanismos locais de defesa do consumidor, tornando o Coprec desnecessário e oneroso.

continua após publicidade

A administração de Javier Milei sustenta que a decisão faz parte de um esforço maior para reduzir o tamanho da máquina pública e direcionar melhor os recursos disponíveis. Com o fim do Coprec, o governo acredita que será possível diminuir custos para as empresas e tornar o mercado mais dinâmico.

A decisão já está em vigor e ainda precisa passar pelo crivo da Comissão Bicameral Permanente do Congresso, mas dificilmente será revertida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo argentino encerra órgão de mediação entre consumidores e empresas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!