MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Golpe no Níger frustra estratégia dos EUA e abre portas para presença da Rússia na África

O golpe militar desta semana no Níger ameaça interromper toda a estratégia dos EUA para combater militantes islâmicos à medida que eles se expandem pela África ocidental e, potencialmente, dá à Rússia uma vantagem estratégica ao tentar ampliar sua própria

Dow Jones Newswires (via Agência Estado)

·
Escrito por Dow Jones Newswires (via Agência Estado)
Publicado em 28.07.2023, 17:54:00 Editado em 28.07.2023, 17:59:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O golpe militar desta semana no Níger ameaça interromper toda a estratégia dos EUA para combater militantes islâmicos à medida que eles se expandem pela África ocidental e, potencialmente, dá à Rússia uma vantagem estratégica ao tentar ampliar sua própria influência na região.

continua após publicidade

A peça central da abordagem dos EUA para a segurança regional tem sido o envio de comandos americanos para treinar forças locais de elite para enfrentar a Al Qaeda e o Estado Islâmico. Agora, com a poeira ainda baixando, depois que militares derrubaram o presidente do Níger, Mohamed Bazoum, os EUA se vêem limitados pela lei americana que os proíbe de fornecer a maior parte da ajuda de segurança aos regimes militares.

E com o apoio das Forças Armadas do Níger à revolta, a preocupação em Washington é que os líderes do golpe arrisquem ceder mais terreno aos militantes depois de se separarem dos EUA e recorrerem a mercenários russos para ajudá-los a revidar.

continua após publicidade

Golpes em Burkina Faso e Mali nos últimos dois anos já dificultaram a assistência militar dos EUA à região. Depois de tomar o poder, os militares de Mali e Burkina Faso expulsaram as tropas da França, a antiga potência colonial em grande parte da África Ocidental. O Mali contratou centenas de combatentes do Wagner Group ligados à Rússia, que foram acusados de massacrar civis e pilhar os recursos naturais do país.

"O Níger é o último dominó que esperamos que não caia", disse um alto funcionário da inteligência dos EUA. "Se cair, não sei exatamente o que você vai fazer." O oficial disse que o Níger foi a "última grande pegada" no Sahel para as forças americanas e francesas. Uma ruptura pós-golpe com o Ocidente poderia dar a Moscou a chance de intervir com armas e mercenários, como fez no Mali, segundo analistas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Golpe no Níger frustra estratégia dos EUA e abre portas para presença da Rússia na África"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!