MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Geradores hidrelétricos defendem pagamento por 'serviço' de estabilizar sistema elétrico

Dois dos maiores geradores hidrelétricos do País defenderam nesta sexta-feira, 2, a necessidade de uma regulação sobre os chamados serviços ancilares realizados pelas usinas, isto é, serviços adicionais à produção de energia. Essas geradoras argumentam qu

Luciana Collet e Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Luciana Collet e Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2023, 15:19:00 Editado em 02.06.2023, 15:25:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dois dos maiores geradores hidrelétricos do País defenderam nesta sexta-feira, 2, a necessidade de uma regulação sobre os chamados serviços ancilares realizados pelas usinas, isto é, serviços adicionais à produção de energia. Essas geradoras argumentam que com a maior participação das fontes eólica e solar na matriz elétrica, as hidrelétricas têm atuado para estabilizar o sistema elétrico, tendo em vista que a geração dessas demais renováveis oscila conforme a intensidade de ventos e irradiação solar ao longo do dia.

continua após publicidade

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, disse que a hidrelétrica de Sobradinho chegou a ser despachada 18 vezes em um único dia, "ligando e desligando". "A, turbina não foi feita para operar desse jeito, pode modernizar, mas tem de ser remunerada", disse, durante o Fórum de Lideres em Energia, realizado hoje no Rio de Janeiro.

Segundo ele, esse serviço ancilar prestado pelas hidrelétricas é remunerado na maior parte dos países.

continua após publicidade

A presidente da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, também disse que a regulação deveria permitir a precificação correta dos serviços ancilares. "São atributos do sistema que precisam ser corretamente remunerados", disse.

Ela também defendeu a necessidade de uma regulação para permitir expansão das hidrelétricas existentes. "Tem 11 gigawatts esperando para serem expandidos nas usinas existentes", disse.

A SPIC tem em seu portfólio a hidrelétrica de São Simão, que tem obras civis já realizadas para a implantação de mais turbinas, que ampliariam a capacidade da usina. "Só falta a regulação para ajudar a chutar na pequena área", disse.

Outras geradoras do País também têm situação similar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Geradores hidrelétricos defendem pagamento por 'serviço' de estabilizar sistema elétrico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!