MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Galípolo: Pensamento no Copom sobre ritmo e orçamento do ciclo de queda não foi alterado

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse disse nesta quinta-feira, 4, que não houve mudança no pensamento, dentro do comitê dos diretores da autarquia, sobre o ritmo e o orçamento do ciclo de cortes de juros.Em evento

Eduardo Laguna e Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna e Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)
Publicado em 04.04.2024, 21:23:00 Editado em 04.04.2024, 21:25:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse disse nesta quinta-feira, 4, que não houve mudança no pensamento, dentro do comitê dos diretores da autarquia, sobre o ritmo e o orçamento do ciclo de cortes de juros.

continua após publicidade

Em evento promovido nesta noite pela Necton, Galípolo reforçou a mensagem de que, diante do aumento das incertezas, tanto domésticas quanto internacionais, o Comitê de Política Monetária (Copom) buscou graus de liberdade para tomar suas decisões, retirando a indicação (forward guidance) ao corte da Selic a partir de junho. Apesar disso, observou, o cenário-base não mudou, de modo que a linha do colegiado segue igual.

"O que se pensava antes da reunião em paceritmoe orçamentotamanho do ciclonão foi alterado", disse Galípolo.

continua após publicidade

Durante o evento, o diretor do BC pontuou que, dada a correlação não usual entre variáveis, como a queda da inflação apesar do mercado de trabalho aquecido, a autoridade monetária tem evitado estabelecer mecanicidade - ou seja, relação direta - entre movimentos econômicos.

Recusou-se também a dar pistas sobre qual seria a taxa terminal do BC. "Da mesma forma que o cenário-base não mudou, seguimos sem sinalizar a terminal", declarou o diretor do BC.

Ele limitou-se a dizer que o BC não está mirando o que os economistas e o mercado estão pensando sobre a Selic terminal. Galípolo assegurou também que o compromisso em perseguir a meta de inflação, de 3%, não foi flexibilizado. "Não se flexibiliza compromisso com a meta, a meta é 3%."

continua após publicidade

Guidance

Galípolo disse que o momento é de reforçar que a retirada do forward guidance de sua comunicação foi para ganhar mais alguns graus de liberdade. No comunicado e na ata do Copom mais recentes, o BC mudou sua orientação de cortes da Selic em 0,50 ponto porcentual nas próximas reuniões (no plural) para apenas mais um corte na mesma magnitude na reunião de maio.

Para Galípolo, que participa nesta noite de evento promovido pela Necton, em São Paulo, "retirar o guidance sem nenhuma dor é impossível".

continua após publicidade

Mas de acordo com ele, a retirada do guidance foi para o BC ganhar mais espaço para reagir com menos custo o desenrolar dos fatos.

"A intenção foi ganhar mais liberdade em função de aumento das incertezas. Olhamos para o máximo de dados possíveis e não há um dado que será o farol", disse, acrescentando que as incertezas aumentaram, mas não a ponto de mudar a trajetória do BC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Galípolo: Pensamento no Copom sobre ritmo e orçamento do ciclo de queda não foi alterado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!