MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Galípolo: Criar algum tipo de atalho para criar credibilidade pode ser muito custoso para BC

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira, 2, que a recomendação atual é para que a autoridade monetária evite se "amarrar" a qualquer forma de guidance na definição da taxa de juros. Segundo ele, a tentativa de oferecer

Giordanna Neves e Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves e Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2025, 21:06:00 Editado em 02.06.2025, 21:14:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira, 2, que a recomendação atual é para que a autoridade monetária evite se "amarrar" a qualquer forma de guidance na definição da taxa de juros. Segundo ele, a tentativa de oferecer um atalho para construir credibilidade pode sair caro, caso o BC precise rever a trajetória previamente sinalizada.

continua após publicidade

"Eu entendo o mérito de quem está propondo a gente fazer um cenário. Não estou dizendo que a gente está abrindo mão de qualquer ferramenta, mas hoje a recomendação é para a gente tentar não se amarrar e comprometer com algum tipo de guidance", disse.

"Essa tentativa de criar algum tipo de atalho para criar credibilidade pode ser muito custosa para o Banco Central se você tiver que rever essa trajetória. É um jogo de repetição e você conquistar credibilidade a partir do fato de que suas ações e suas falas estão coerentes na perseguição da meta", emendou. Ele participa do debate sobre "Conjuntura Econômica Brasileira", promovido pelo Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), em São Paulo.

continua após publicidade

Galípolo reforçou que hoje o BC ainda está no estágio de discutir o ciclo de alta e a decisão que será tomada na próxima reunião. "A flexibilidade significa que estamos abertos e vamos chegar na próxima reunião para tomar essa decisão sobre o que fazer", esclareceu. Ele reforçou que a autoridade monetária vai esperar informações para definir se a taxa de juros está em nível suficientemente contracionista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Galípolo: Criar algum tipo de atalho para criar credibilidade pode ser muito custoso para BC"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!