MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Galípolo: corpo técnico do BC sabe consumir a pesquisa Focus, qual é o valor dela

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira, 6, que o corpo técnico do BC tem institucionalidade ao tratar os dados de expectativa de inflação, sem mudança alguma no peso que é dado a partir da pesquisa Foc

Amanda Pupo e Cícero Cotrim (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo e Cícero Cotrim (via Agência Estado)
Publicado em 06.06.2024, 13:31:00 Editado em 06.06.2024, 13:35:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira, 6, que o corpo técnico do BC tem institucionalidade ao tratar os dados de expectativa de inflação, sem mudança alguma no peso que é dado a partir da pesquisa Focus. "Importante dizer que não está se dando peso diferente do que historicamente se deu as expectativas. Tem institucionalidade, corpo técnico sabe o valor da pesquisa e como ela colabora", afirmou Galípolo ao pontuar novamente que a desancoragem das expectativas tem incomodado a autoridade monetária, por existir uma dissonância entre essas previsões e a inflação corrente, classificada por ele como "benigna".

continua após publicidade

Ele também fez elogios a fala do presidente do BC, Roberto Campos Neto, feita mais cedo, que, para o diretor, conseguiu colocar com clareza os trade offs e as tendências consideradas pelo banco. "Há dissonância entre a inflação corrente que vem se apresentando benigna, por outro lado o tema das expectativas tem nos incomodado", apontou.

O diretor do BC ainda comentou que o mercado de trabalho se revela mais aquecido por "diversas métricas", mas que não foi encontrada uma relação entre esse diagnóstico e um repasse para a inflação ou salários.

continua após publicidade

Disse também que, embora os investidores tenham aumentado a preocupação com o aspecto fiscal do País recentemente, ele não vê uma mudança nas projeções.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Galípolo: corpo técnico do BC sabe consumir a pesquisa Focus, qual é o valor dela"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!