MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Galípolo: BC quer ter certeza de que dados estejam indicando tendência, em vez de volatilidade

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, pregou cautela na reação a dados de alta frequência que sugerem desaceleração da economia brasileira, frisando que a autoridade monetária espera por maior clareza para concluir se a perda de tração na ativi

Eduardo Laguna, Francisco Carlos de Assis e Caroline Aragaki (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna, Francisco Carlos de Assis e Caroline Aragaki (via Agência Estado)
Publicado em 14.02.2025, 12:25:00 Editado em 14.02.2025, 12:34:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, pregou cautela na reação a dados de alta frequência que sugerem desaceleração da economia brasileira, frisando que a autoridade monetária espera por maior clareza para concluir se a perda de tração na atividade é mesmo uma tendência. "O que já dissemos na ata, e tenho reforçado, é que num passado recente, esses dados de alta frequência, que apresentam maior volatilidade, às vezes se apresentaram de uma maneira que pareciam confirmar uma tendência e depois isso não se confirmou", declarou.

continua após publicidade

E acrescentou: "Por isso é importante que o Banco Central tenha o tempo necessário para poder consumir esses dados e ter clareza se não estamos assistindo simplesmente uma volatilidade desses dados de alta frequência, e ter certeza se estamos conseguindo observar uma tendência."

As declarações foram dadas em reunião com empresários promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e em conjunto com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

continua após publicidade

Ao mesmo tempo em que observa como a atividade pode impactar o cenário inflacionário, o BC, salientou Galípolo, tem a preocupação de não reproduzir volatilidade, de modo a não amplificá-la.

A resiliência econômica, apesar dos juros altos, desafiou a política monetária, levando a uma taxa de juro que caminha a um cenário historicamente mais restritivo, comentou o presidente do BC. "É sempre de se esperar que autoridade monetária tenha uma ação preventiva."

Galípolo disse ainda aos empresários que tenta separar a política monetária de agendas que transcendam este tema.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Galípolo: BC quer ter certeza de que dados estejam indicando tendência, em vez de volatilidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!