MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

G20/Comunicado: DSSI pode ser estendida no 2º semestre com evolução da pandemia

No comunicado divulgado após a reunião de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais dos países membros do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, a área de finanças do grupo afirma que vai considerar "uma possível extensão" do program

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.07.2020, 14:27:00 Editado em 18.07.2020, 14:30:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No comunicado divulgado após a reunião de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais dos países membros do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, a área de finanças do grupo afirma que vai considerar "uma possível extensão" do programa de suspensão temporária de pagamentos de dívidas de países pobres (DSSI) no segundo semestre, "levando em conta o desenvolvimento da situação da pandemia da covid-19". O grupo também considerará os dados fornecidos em relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial sobre as necessidades de liquidez dos países elegíveis. Os dados serão analisados na próxima reunião do grupo, em outubro.

continua após publicidade

Até o momento, o programa do grupo das 20 maiores economias do globo (G20) que suspende temporariamente o pagamento de dívidas de países pobres (DSSI, na sigla em inglês) teve a adesão de 42 países, o que levou o montante diferido em 2020 a um valor estimado de US$ 5,3 bilhões.

O FMI é outro dos pontos citados no relatório. No texto, o G20 reitera o compromisso com um "forte, cotizado e adequadamente suprido" Fundo, e que vai manter as demandas pelos recursos "sob análise cuidadosa".

continua após publicidade

O grupo também pede ao FMI que explore "ferramentas adicionais" que poderiam suprir as necessidades dos países membros durante a evolução da crise, "inspirando-se nas experiências relevantes de crises anteriores". O G20 vê com bons olhos as contribuições urgentes prometidas para fortalecer a resposta do FMI à crise, especialmente em financiamentos a países pobres.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "G20/Comunicado: DSSI pode ser estendida no 2º semestre com evolução da pandemia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!