MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

G20 e OCDE atualizam Princípios de Governança Corporativa, com foco em sustentabilidade

O G20 e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atualizaram os Princípios de Governança Corporativa, ampliando foco sobre sustentabilidade, paridade de gênero e concentração de propriedade das empresas, em relatório divulgado ne

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 11.09.2023, 12:05:00 Editado em 11.09.2023, 16:10:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O G20 e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atualizaram os Princípios de Governança Corporativa, ampliando foco sobre sustentabilidade, paridade de gênero e concentração de propriedade das empresas, em relatório divulgado nesta segunda-feira, 11.

continua após publicidade

As alterações visam ajudar formuladores de políticas e reguladores a avaliar e melhorar ferramentas relacionadas a governança corporativa, apoiando a confiança do mercado, integridade, eficiência econômica e estabilidade financeira, informa a OCDE.

Entre os princípios de sustentabilidade, foram definidas diretrizes para lidar com a crise climática e enfrentar outros riscos e/ou oportunidades.

continua após publicidade

"Queremos apoiar os esforços para melhorar as condições de acesso das empresas ao financiamento do mercado de capitais e promover princípios de governança corporativa que apoiem a sustentabilidade das empresas, para que, por sua vez, possam suportar a resiliência da economia em geral", pontuou a OCDE, em nota.

O levantamento reúne informações de empresas listadas em bolsas de 49 jurisdições mundiais.

Segundo a OCDE, aproximadamente 44 mil empresas foram listadas no mundo no final de 2022, a maior parte delas na Ásia. Contudo, os Estados Unidos permanecem o maior mercado pelo critério de capitalização de mercado, aponta a organização.

continua após publicidade

Os princípios são divididos em seis capítulos: garantir base efetiva de governança corporativa; direitos e tratamento equitativo de acionistas e funções chave de propriedade; investidores institucionais, mercados de ações e outros intermediários; alertas e transparência; responsabilidades do conselho; sustentabilidade e resiliência.

A revisão dos princípios ocorreu entre 2021 e 2023, liderada pelo G20, pela OCDE e pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "G20 e OCDE atualizam Princípios de Governança Corporativa, com foco em sustentabilidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!