MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FUP vai recorrer da decisão de Moraes de anular condenação da Petrobras

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vai recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), favorável à Petrobras e contrária aos seus funcionários. O ministro deu provimento a um recurso apresentado pela estatal e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2021, 19:44:00 Editado em 28.07.2021, 19:53:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vai recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), favorável à Petrobras e contrária aos seus funcionários. O ministro deu provimento a um recurso apresentado pela estatal e derrubou a maior condenação trabalhista já imposta à estatal.

continua após publicidade

"É surpreendente que um tema dessa natureza e complexidade seja decidido de forma monocrática e durante o período de recesso do Supremo Tribunal Federal (STF)", afirmou o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros(FUP), Deyvid Bacelar.

A interpretação do sindicato é que uma decisão individual do ministro não é definitiva e está sujeita a recurso do colegiado do STF.

continua após publicidade

"A FUP vai recorrer para que o processo seja submetido à decisão colegiada - onde há, inclusive, oportunidade de se manter sustentação oral -, como foi a do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que deu ganho de causa ao trabalhador", informou a federação, em nota.

Aberto pelos empregados da petroleira, o caso que parou na Suprema Corte pedia o recálculo de um acordo coletivo de 2007, que concedeu adicional ao salário. Quando o TST decidiu sobre o processo, a estimativa era de que a estatal teria de pagar R$ 17 bilhões a 51 mil funcionários e ex-funcionários em 47 ações coletivas e mais de 7 mil ações individuais.

O ministro Moraes, no entanto, não viu inconstitucionalidade nos termos do acordo firmado pela empresa. Com a determinação de hoje, ele ainda restabeleceu sentenças que haviam dado razão à Petrobras em instâncias inferiores.

*Colaborou Amanda Pupo

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FUP vai recorrer da decisão de Moraes de anular condenação da Petrobras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!