MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FUP indica aprovação da proposta da PLR da Petrobras; FNP decide hoje

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) indicou aos seus sindicatos que aprovem a proposta da Petrobras sobre o pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR), depois da estatal ter cedido em alguns pontos e se comprometido a continuar negociando

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2020, 13:08:00 Editado em 14.12.2020, 13:17:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) indicou aos seus sindicatos que aprovem a proposta da Petrobras sobre o pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR), depois da estatal ter cedido em alguns pontos e se comprometido a continuar negociando outros. As assembleias vão ocorrer até o dia 23 de dezembro.

continua após publicidade

Segundo a entidade, a estatal aceitou manter o acordo do PLR pelo prazo de dois anos (2021-2022); conceder duas remunerações para salários abaixo de R$ 5 mil, mantendo porém uma remuneração para os demais; retomar a antecipação do PLR para o início do ano vigente; e reduzir o peso do indicador financeiro e mudar o indicador de venda de óleo e derivados para o de reutilização de água.

Também foi alterada a redação da cláusula de penalidades, deixando mais claro o conceito de conflito de interesses, informou a FUP. A Petrobras se comprometeu ainda a tratar, junto à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), sobre a exigência de lucro líquido para pagamento do PLR. A Fup argumenta que a Petrobras anunciou pagamento de dividendos aos seus acionistas, mesmo quando não registra lucro, e quer o mesmo tratamento para os empregados.

continua após publicidade

Ficou acertado ainda, que a Petrobras vai prosseguir conversas com a Sest para poder incluir a PBio na distribuição do PLR, mesmo com prejuízos acumulados.

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que reúne outros sindicatos, decide na tarde desta segunda-feira, 14, se acompanha a FUP ou vai tentar mais avanços na proposta com a estatal.

"A nova proposta da empresa não avança no essencial, segue privilegiando os indicadores financeiros, negando o pagamento em caso de prejuízo contábil (participação nos resultados) e insistindo na separação das subsidiárias do Sistema Petrobras", afirmou a FNP em nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FUP indica aprovação da proposta da PLR da Petrobras; FNP decide hoje"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!