MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Funchal: para novas políticas sociais, solução é melhorar qualidade do gasto

A solução para a criação de novas políticas sociais é "melhorar a qualidade do gasto", disse nesta terça-feira, 15, o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.A declaração vem depois de o presidente Jair Bolsonaro enterrar o debate do Renda Brasil,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2020, 19:35:00 Editado em 15.09.2020, 19:40:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A solução para a criação de novas políticas sociais é "melhorar a qualidade do gasto", disse nesta terça-feira, 15, o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.

continua após publicidade

A declaração vem depois de o presidente Jair Bolsonaro enterrar o debate do Renda Brasil, programa que substituiria o Bolsa Família para ser a marca social do governo, diante da repercussão negativa de medidas defendidas pela equipe econômica para abrir espaço aos benefícios - como o congelamento de valores de aposentadorias por dois anos.

Bolsonaro vetou o caminho pretendido pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, em postura semelhante à que já havia sido adotada antes na discussão do fim de benefícios como o abono salarial e o seguro-defeso.

continua após publicidade

Segundo Funchal, o Brasil está num "período de saída" de uma política fiscal expansionista, alimentada pelos gastos extras da pandemia da covid-19. "É importante virar essa página sem deixar 'restos', que algo se perpetue'", afirmou o secretário, defendendo o ajuste nas contas.

"O processo de consolidação fiscal é a melhor política para gerar emprego, a melhor política social", disse.

O secretário criticou o elevado engessamento do Orçamento e citou a existência de leis que garantem correção automática do piso do magistério, além da fixação mínima de gastos em saúde e educação. Segundo Funchal, além da margem de manobra limitada, o governo tem poucos instrumentos para reduzir despesa.

De outro lado, o secretário alerta que não há espaço para bancar um novo programa via aumento de tributos. "Carga tributária maior seria mais um elemento para comprometer crescimento e geração de emprego", alertou em live promovida pela CFA Society Brazil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Funchal: para novas políticas sociais, solução é melhorar qualidade do gasto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!