MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Funchal: não aprovação da PEC fiscal para já não é fim do mundo

O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, disse nesta quinta-feira, 26, que a aprovação da PEC emergencial ou do pacto federativo, com medidas para conter o avanço das despesas obrigatórias, é instrumento importante para reduzir a incerteza até 202

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2020, 17:23:00 Editado em 26.11.2020, 17:29:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, disse nesta quinta-feira, 26, que a aprovação da PEC emergencial ou do pacto federativo, com medidas para conter o avanço das despesas obrigatórias, é instrumento importante para reduzir a incerteza até 2022. Mas ele ressaltou que uma eventual demora não comprometerá a situação do governo. "A não aprovação da PEC fiscal para já não é o fim do mundo", disse.

continua após publicidade

Segundo Funchal, a PEC segue entre as prioridades até o fim do ano, mas eventualmente é melhor fazer um debate aprofundado em vez de aprovar algo "às pressas". Essa estratégia não comprometeria, de acordo com o secretário, porque o Tesouro tem condições de assegurar o cumprimento do teto de gastos (regra que limita o avanço das despesas à inflação) até 2023.

No entanto, o secretário ressaltou que o Brasil precisa voltar o quanto antes à normalidade de gastos, dado que o aumento da dívida é muito significativo devido às ações de combate à pandemia. Ele voltou a frisar que o tempo para o ajuste agora ficou mais longo e, por isso, o País tem pouco espaço para novas ações em eventual segunda onda de covid-19.

continua após publicidade

"O contágio está diminuindo, mas não podemos ignorar que teve um repique. Temos que observar a tendência", observou o secretário.

Funchal ressaltou ainda que o Tesouro está preparado para arcar com os próximos vencimentos da dívida pública. "Nosso planejamento é para não ter problema com nível de dívida", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Funchal: não aprovação da PEC fiscal para já não é fim do mundo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!