MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Funchal diz que 'acelerar a vacinação' é grande desafio para retomada da economia

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal, disse que o maior desafio do governo hoje é acelerar a vacinação para que a economia do País seja retomada. Otimista, Funchal avalia que o ritmo de imunização contra covid-19 no Pa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.06.2021, 09:12:00 Editado em 02.06.2021, 09:23:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal, disse que o maior desafio do governo hoje é acelerar a vacinação para que a economia do País seja retomada. Otimista, Funchal avalia que o ritmo de imunização contra covid-19 no País vai aumentar e uma "normalidade maior" vai se confirmar no segundo semestre do ano.

continua após publicidade

"Nosso desafio, o melhor instrumento, é acelerar a vacinação. Novas vacinas estão sendo contratadas, estão chegando", disse Funchal em entrevista à GloboNews na manhã desta quarta-feira (2). "Todos os analistas concordam que quanto maior a velocidade da nossa vacinação, mais rápida a volta à normalidade, maior vai ser o crescimento deste ano e do ano que vem. Em termos de política econômica, esse é um dos grandes objetivos, a velocidade de vacinação", completou.

Funchal destacou que o aumento de pessoas vacinadas com a primeira dose já permitirá um cenário melhor na segunda parte do ano. "Há a perspectivas de essa volta à normalidade ocorrer já no segundo semestre. Com boa parte da população já vacinada com a primeira dose, trabalha-se com essa normalidade maior no segundo semestre. O grande desafio eram justamente o primeiro e o segundo trimestres do ano. O primeiro veio em cima da expectativa e o segundo, imagino, que por conta do aprendizado, vai ser melhor do que a gente imaginava".

continua após publicidade

O secretário avaliou como "bastante positivo" o resultado PIB no primeiro trimestre do ano. "Esse dado do primeiro trimestre foi bastante positivo, foi puxado por investimento, e investimento está associado a perspectiva, a confiança das pessoas na continuidade da atividade". Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ontem mostram que o PIB avançou 1,2% no primeiro trimestre de 2021 ante o quarto trimestre de 2020. Com isso, a economia brasileira volta a operar no mesmo patamar do quarto trimestre de 2019, antes da pandemia de covid-19.

Funchal ponderou que o trabalho de consolidação fiscal e aprovação de reformas estruturantes "tem de continuar" para permitir que o crescimento econômico do País siga sustentável.

Na entrevista, ele alertou, porém, que além da continuidade da pandemia, outro risco para o desempenho da economia é uma eventual crise hídrica. "O segundo ponto é o risco hídrico, mas medidas já estão sendo tomadas para mitigar justamente esse risco. Você tem um problema estrutural, mas você tem um problema conjuntural, que é a estiagem, essa seca. Mas a gente tem de encarar esse problema, medidas já estão sendo tomadas", disse, sem detalhar quais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Funchal diz que 'acelerar a vacinação' é grande desafio para retomada da economia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!