MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Freitas, sobre Linha Amarela: confio no bom senso do Judiciário

O imbróglio jurídico envolvendo a concessão da Linha Amarela, via expressa que liga as zonas oeste e norte da capital fluminense, é uma situação apenas pontual no cenário de infraestrutura, avaliou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, nesta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2020, 16:08:00 Editado em 19.11.2020, 16:15:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O imbróglio jurídico envolvendo a concessão da Linha Amarela, via expressa que liga as zonas oeste e norte da capital fluminense, é uma situação apenas pontual no cenário de infraestrutura, avaliou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, nesta quinta-feira, 19. Freitas disse ter "confiança" no bom senso do Judiciário para que o contrato neste caso seja respeitado. O processo, que envolve uma briga entre a prefeitura do Rio de Janeiro e a concessionária, será julgado pelo plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

continua após publicidade

"Confio no bom senso do judiciário para que prevaleça o contrato", disse o ministro em seminário de Competitividade do Setor de Infraestrutura. Para Freitas, a situação da Linha Amarela é pontual uma vez que, no geral, o respeito ao contrato é uma premissa que vem sendo aplicada no setor, em sua avaliação.

A via é operada desde os anos 1990 pela concessionária Lamsa, atualmente controlada pela Invepar, mas a Prefeitura do Rio de Janeiro tenta encerrar o contrato de concessão e retomar a via. No ano passado, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) publicou um decreto rompendo unilateralmente a concessão e determinou a demolição de cabines de pedágio com retroescavadeiras. Desde então, a Lamsa conseguiu 18 decisões judiciais favoráveis à manutenção do contrato de concessão.

continua após publicidade

No entanto, em setembro, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, concedeu liminar à Prefeitura do Rio suspendendo todas as demais decisões judiciais anteriores favoráveis à concessionária e autorizando Crivella a seguir com a encampação. Agora, o caso aguarda julgamento pelo plenário do STJ.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Freitas, sobre Linha Amarela: confio no bom senso do Judiciário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!