MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Frango: SC reforça medidas de biosseguridade em granjas após caso de Newcastle no RS

A Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina publicou nota técnica em que destaca a necessidade de reforço das medidas de biosseguridade nas granjas avícolas do Estado. Esta ação vem após a constatação de um caso de doença de Newcastle em aves

Leandro Silveira (via Agência Estado)

·
Escrito por Leandro Silveira (via Agência Estado)
Publicado em 22.07.2024, 11:52:00 Editado em 22.07.2024, 11:59:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina publicou nota técnica em que destaca a necessidade de reforço das medidas de biosseguridade nas granjas avícolas do Estado. Esta ação vem após a constatação de um caso de doença de Newcastle em aves comerciais no Rio Grande do Sul, fato que levou o Ministério da Agricultura e Pecuária a declarar estado de emergência zoosanitária no Estado vizinho por 90 dias. Diante dessa situação, a nota técnica ressalta a necessidade de limitação das visitas de pessoas alheias ao sistema de produção avícola, com o intuito de proteger a saúde e segurança dos plantéis avícolas catarinenses.

continua após publicidade

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destacou que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está adotando diversas ações específicas para garantir a proteção sanitária do Estado. Entre as ações estão a análise da movimentação de animais e produtos de origem animal oriundos da região do foco, vigilância ativa em propriedades que receberam animais daquela região nos últimos 30 dias e a orientação aos Postos de Fiscalização Agropecuária da divisa sul do Estado para desinfetar todos os veículos provenientes da região afetada.

A secretaria também reforçou a importância da notificação imediata de todas as suspeitas de casos de Doença de Newcastle, especialmente aquelas com sinais respiratórios, neurológicos ou de alta mortalidade súbita em aves. Apesar do caso, a secretaria assegura que o consumo de carne de aves e ovos provenientes de estabelecimentos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial permanece seguro para a população.

continua após publicidade

O Estado de Santa Catarina é o segundo principal exportador de carne de frango do Brasil, atrás apenas do Paraná e logo à frente do Rio Grande do Sul. No primeiro semestre de 2024, foram embarcadas 563.481 toneladas, com receita de US$ 1,07 bilhão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Frango: SC reforça medidas de biosseguridade em granjas após caso de Newcastle no RS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!