MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

França aprova orçamento para 2025, mas consolidação fiscal ainda é um desafio, avalia Fitch

A aprovação do orçamento da França para 2025 evitou a queda do governo e outro surto imediato de incerteza política elevada. Porém, a consolidação fiscal prevista foi reduzida, diz a Fitch Ratings, destacando os desafios para a redução do déficit e a esta

Thais Porsch (via Agência Estado)

·
Escrito por Thais Porsch (via Agência Estado)
Publicado em 10.02.2025, 15:00:00 Editado em 10.02.2025, 15:10:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A aprovação do orçamento da França para 2025 evitou a queda do governo e outro surto imediato de incerteza política elevada. Porém, a consolidação fiscal prevista foi reduzida, diz a Fitch Ratings, destacando os desafios para a redução do déficit e a estabilização da dívida do país, em relatório divulgado nesta segunda-feira, 10.

continua após publicidade

O primeiro-ministro francês, François Bayrou, enfrentou um desafio político significativo ao sobreviver a dois votos de desconfiança depois de usar o Artigo 49.3 para aprovar o orçamento de 2025 sem uma votação parlamentar. Dessa forma, a França evitou uma nova incerteza em relação às metas fiscais de curto prazo e aos planos do governo para cumpri-las, com Bayrou tendo concluído o processo de aprovação orçamentária em atraso, explica a Fitch.

A agência estima que o orçamento resultante reduz a consolidação fiscal planejada para 50 bilhões de euros, de 60,6 bilhões de euros na proposta original da gestão Barnier, que visava um déficit de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. Na mais recente revisão da Fitch de rating soberano, em outubro de 2024, presumiu-se um déficit de 5,4% do PIB em 2025, em linha com a nova meta de déficit do governo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "França aprova orçamento para 2025, mas consolidação fiscal ainda é um desafio, avalia Fitch"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!