MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

França apela ao patriotismo e sugere que empresas suspendam investimentos nos EUA após tarifaço

A França está "apelando ao patriotismo" diante da escalada das tensões globais provocada pelo tarifaço anunciado na quarta-feira, 2, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O ministro da Economia e Finanças da França, Eric Lombard, declarou que

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 04.04.2025, 17:59:00 Editado em 04.04.2025, 18:03:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A França está "apelando ao patriotismo" diante da escalada das tensões globais provocada pelo tarifaço anunciado na quarta-feira, 2, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O ministro da Economia e Finanças da França, Eric Lombard, declarou que "se uma grande empresa francesa aceitar abrir uma fábrica nos EUA, estará marcando um ponto para os americanos", sugerindo que as companhias do país suspendam investimentos em território norte-americano.

continua após publicidade

Em entrevista ao canal francês BFMTV, Lombard afirmou que a retaliação da União Europeia às sobretaxas impostas por Trump não precisa ocorrer por meio de "tarifas equivalentes", mas pode ser feita por "outros instrumentos". "Vamos responder com um conjunto de produtos que não arrisquem desorganizar a cadeia de valor na Europa. A resposta pode ser muito forte, mas não devemos responder com exatamente as mesmas armas que os EUA usaram, pois isso pode ter efeitos negativos também na Europa", alertou.

O ministro citou possíveis impactos adversos, como inflação e desaceleração do crescimento nos países do bloco europeu, caso a UE opte por uma resposta "na mesma moeda".

continua após publicidade

Na quinta, o presidente francês, Emmanuel Macron, já havia pedido que as empresas "suspendam" seus investimentos nos EUA e classificou as tarifas de Trump como "brutais e infundadas".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "França apela ao patriotismo e sugere que empresas suspendam investimentos nos EUA após tarifaço"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!