MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Forte revisão na série se deve a acesso à receita de empresa de publicidade, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou o volume de serviços prestados em julho ante junho, de uma alta de 1,2% para elevação de 0,2%, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços. A taxa de junho a

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 11.10.2024, 12:16:00 Editado em 11.10.2024, 12:24:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou o volume de serviços prestados em julho ante junho, de uma alta de 1,2% para elevação de 0,2%, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços. A taxa de junho ante maio passou de 1,7% para 1,4%, a de maio ante abril saiu de -0,5% para -0,4%.

continua após publicidade

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, a forte revisão na série histórica da pesquisa com ajuste sazonal se deve à incorporação de informações retroativas de uma grande empresa de agenciamento de espaços de publicidade informante da pesquisa.

No mês de julho, a empresa reportou ao IBGE que estava informando receitas subestimadas, o que elevou o resultado daquele mês. Em agosto, o IBGE acessou e incorporou as informações retroativas da receita da referida empresa à série histórica desde agosto de 2023, levando a revisões na métrica com ajuste sazonal.

continua após publicidade

"Tivemos forte revisão em função da retificação intensa da receita feita pelo próprio informante, que tem peso importante na pesquisa", explicou Lobo. "Agora em agosto a gente tem incorporação também retroativa (das receitas do informante) até onde a pesquisa permite, que é agosto de 2023."

A empresa informante se enquadra na atividade de serviços profissionais e administrativos, com sede em São Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Forte revisão na série se deve a acesso à receita de empresa de publicidade, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!