MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FMI/Georgieva: novas realidades macroeconômicas implicam em inflação alta e crescimento fraco

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que novas realidades macroeconômicas na Europa - como a rápida fragmentação geoeconômica após a invasão da Ucrânia - devem implicar em inflação alta e crescimento fra

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2023, 09:00:00 Editado em 03.06.2023, 09:08:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que novas realidades macroeconômicas na Europa - como a rápida fragmentação geoeconômica após a invasão da Ucrânia - devem implicar em inflação alta e crescimento fraco na região.

continua após publicidade

"Projetamos que a inflação na União Europeia deve ficar acima das metas do Banco Central Europeu além de 2024", apontou ela, em evento realizado hoje na Croácia. Georgieva destacou que a inflação no bloco continua "dolorosamente alta" e que o núcleo ainda não demonstrou sinais claros de queda.

Falando especificamente sobre as regiões sudeste e centrais da Europa, a dirigente revelou que o FMI projeta crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real em 2024 3,5% abaixo do que o esperado no início de 2020. Isto seria o equivalente a retirar 50 bilhões de euros da região nos últimos cinco anos, apontou ela. As estimativas excluem Belarus, Rússia e Ucrânia.

continua após publicidade

"As regiões do sudeste e do centro da Europa enfrentam profundas cicatrizes econômicas", relatou Georgieva. "E a recuperação fraca, inflação persistente e alta incerteza significa que a região continuará enfrentando tempos difíceis".

Como solução, o FMI defende a adoção de estratégias conjuntas de políticas monetária e fiscal, para que os países reduzam a inflação enquanto mantém uma recuperação sustentada. "Isso vai

exigir escolhas difíceis, trará o triplo benefício de reduzir a inflação, baixar a dívida relaciona a custos dos serviços públicos e reforçar a estabilidade financeira", descreveu Georgieva.

continua após publicidade

Além disso, a autoridade defendeu o aumento do investimento público e privado em energias renováveis, como forma de garantir o progresso na segurança energética local e atingir metas climáticas.

O último passo para conquistar uma recuperação sustentada seria ponderar os riscos e aproveitar as "oportunidades do mundo fragmentado", mantendo comércio aberto com países de todas as regiões em um "ambiente geopolítico de constante mudança", concluiu Georgieva.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FMI/Georgieva: novas realidades macroeconômicas implicam em inflação alta e crescimento fraco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!