MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FMI vê como 'urgente' que EUA tenham acordo no teto da dívida e alerta para efeitos globais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou o fato de que as discussões sobre a elevação do teto da dívida entre políticos nos Estados Unidos ocorrem "em um momento muito difícil para a economia global". Porta-voz do FMI, Julie Kozack alertou nesta qui

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 11.05.2023, 14:05:00 Editado em 11.05.2023, 14:10:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou o fato de que as discussões sobre a elevação do teto da dívida entre políticos nos Estados Unidos ocorrem "em um momento muito difícil para a economia global". Porta-voz do FMI, Julie Kozack alertou nesta quinta-feira, 11, em entrevista coletiva que haveria "efeitos muito negativos", para os EUA, mas também para a economia global, caso ocorra um default da dívida americana como resultado do impasse entre o governo do presidente Joe Biden e a oposição republicana no Congresso.

continua após publicidade

Ela enfatizou que seria "urgente" haver uma solução nesse tema.

A porta-voz disse que uma das repercussões potenciais do impasse seriam juros mais altos, bem como maior instabilidade, com repercussões na economia global, que "poderiam incluir custos mais altos de empréstimos". E recordou que há países, sobretudo com vulnerabilidades na dívida, que já enfrentam quadro mais delicado com o aperto monetário global. "Pedimos que todos os lados se reúnam e trabalhem para resolver a questão o mais rápido possível", disse.

continua após publicidade

Kozack foi questionada também sobre turbulências recentes em bancos regionais americanos. Ela recordou que a transição para juros mais altos "ocorreu muito rápido, o que tem exposto algumas vulnerabilidades em bancos, particularmente nos EUA".

Segundo ela, as autoridades têm adotado medidas "bem-vindas" para controlar o quadro. Mas a porta-voz complementou que "é preciso seguir vigilante sobre o tema, nesse ambiente de juros altos".

Moedas digitais

continua após publicidade

Em outro momento, a porta-voz foi questionada sobre a eventual emissão de moedas digitais de bancos centrais (CBDC, na sigla em inglês). Ela afirmou que essa decisão é "muito específica de cada país", mas também notou que "pode haver benefícios para alguns países" na adoção desse instrumento.

Já sobre criptomoedas, ela lembrou que o FMI não apoia o uso por países dessa alternativa como moeda de curto legal. O Fundo analisou a questão no ano passado, recordou. "Isso é diferente de meios digitais de pagamentos", ou de almejar "meios eficazes para pagamentos digitais", explicou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "FMI vê como 'urgente' que EUA tenham acordo no teto da dívida e alerta para efeitos globais"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!