MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FMI pede a G-20 ação decidida para superar pandemia e buscar economia sustentável

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, defende que líderes adotem "ação decidida" para acabar com a pandemia da covid-19 e "criar espaço para uma economia mais sustentável e inclusiva". Segundo ela, as fundações p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2021, 12:25:00 Editado em 27.10.2021, 12:32:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, defende que líderes adotem "ação decidida" para acabar com a pandemia da covid-19 e "criar espaço para uma economia mais sustentável e inclusiva". Segundo ela, as fundações para a recuperação "seguem fortes", diante do esforço combinado da vacinação e de medidas "extraordinárias, sincronizadas" lideradas pelo G-20.

continua após publicidade

A análise de Georgieva é publicada nesta quarta-feira, 27, no blog do FMI, por ocasião do encontro de cúpula do G-20 neste fim de semana em Roma.

A diretora-gerente lembra que o FMI reduziu recentemente sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global, a 5,9%. "A perspectiva é incerta, e os riscos de baixa dominam", nota. E menciona que a divergência entre ricos e pobres segue persistente, com nações em desenvolvimento muitas vezes em quadro "desesperador" de falta de imunizantes contra a covid-19.

continua após publicidade

Georgieva diz que o FMI defende medidas decididas dentro das próprias economias. Ela argumenta que a política monetária deve apoiar o quadro para além de fatores temporários que geram inflação, mas também que os bancos centrais devem estar prontos para agir caso as expectativas para os preços apresentem riscos. Políticas monetárias e fiscais bem calibradas podem gerar espaço para gastos com saúde e os mais vulneráveis, comenta.

Segundo ela, um pacote de medidas de curto e médio prazo poderia impulsionar o PIB real agregado do G-20 em US$ 4,9 trilhões até 2026.

O FMI recomenda que o G-20 destine cerca de US$ 20 trilhões a mais para enfrentar a covid-19, com foco nos países mais pobres e que conseguiram avançar menos na vacinação. Também pede que os mais ricos ajudem as nações mais pobres a equilibrar sua situação financeira, e pede que exista um compromisso com um "pacote abrangente para atingir emissão de carbono zero até meados do século".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FMI pede a G-20 ação decidida para superar pandemia e buscar economia sustentável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!