MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FMI: Países do Oriente Médio e Ásia Central podem beneficiar exportação com criação de CBDCs

As moedas digitais de bancos centrais (CBDC) podem promover a inclusão financeira e reduzir os custos de operações transfronteiriças entre países do Oriente Médio e da Ásia Central, principalmente entre exportadores, afirma o Fundo Monetário Internacional

Gabriel Tassi Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Tassi Lara (via Agência Estado)
Publicado em 18.06.2024, 19:46:00 Editado em 18.06.2024, 19:51:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As moedas digitais de bancos centrais (CBDC) podem promover a inclusão financeira e reduzir os custos de operações transfronteiriças entre países do Oriente Médio e da Ásia Central, principalmente entre exportadores, afirma o Fundo Monetário Internacional em artigo publicado nesta terça-feira, 18.

continua após publicidade

Segundo o FMI, atualmente há 19 países estudando a instalação de uma CBDC nesta região, com a maior parte deles ainda na etapa de pesquisa, e é importante que as nações tenham a consciência de que a adoção será diferente em cada uma delas, respeitando seu "próprio conjunto de circunstâncias".

O Fundo destaca que CBDCs ampliam a eficiência de pagamentos transfronteiriços, além de torná-los mais acessíveis. Para países que realizam tantas operações para venda de commodities, como petróleo, a CBDC assume um papel fundamental. "Esta parece ser uma prioridade para os exportadores e países do Conselho de Cooperação do Golfo, como o Bahrein, o Kuwait, Omã, o Qatar, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos", escreve.

continua após publicidade

Mesmo assim, a criação de uma moeda digital de banco central sem que haja preocupação com as peculiaridades de cada país pode diminuir a eficiência, o impulsionamento de produtividade e a democratização do acesso a serviços financeiros. Por isso, o FMI destaca que conceber CBDCs para funcionarem em locais sem acesso à internet poderia promover a inclusão financeira em áreas com serviços móveis irregulares, como em regiões afetadas por conflitos geopolíticos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FMI: Países do Oriente Médio e Ásia Central podem beneficiar exportação com criação de CBDCs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!