MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fluxo total de veículos em estradas pedagiadas sobe 0,8% em janeiro ante dezembro, diz ABCR

O fluxo total de veículos em estradas com pedágio no Brasil subiu 0,8% janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, informaram a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. Ante janeiro de 2024,

Mateus Fagundes (via Agência Estado)

·
Escrito por Mateus Fagundes (via Agência Estado)
Publicado em 10.02.2025, 10:13:00 Editado em 10.02.2025, 10:21:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O fluxo total de veículos em estradas com pedágio no Brasil subiu 0,8% janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, informaram a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. Ante janeiro de 2024, o indicador avançou 2,6%.

continua após publicidade

Nas aberturas, o fluxo de veículos pesados saltou 3,3% ante dezembro e avançou 2,7% ante janeiro de 2024.

Segundo os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves, o desempenho sugere uma tendência gradual de desaquecimento da atividade econômica, em razão dos efeitos iniciais da política monetária restritiva, que impõe menor ímpeto à demanda e investimentos industriais.

continua após publicidade

"Entretanto, vale destacar que os efeitos de calendário acentuaram essa dinâmica nos últimos resultados, especialmente em dezembro. Ainda assim, o fluxo do segmento segue em nível histórico elevado, sustentado principalmente pelas condições aquecidas do mercado de trabalho", afirmam os analistas.

Já o fluxo de veículos leves caiu 0,3% em janeiro ante dezembro, mas cresceu 2,5% ante janeiro de 2024.

"O segmento também apresenta uma dinâmica errática que sugere uma perda de desempenho, embora se mantenha historicamente elevado, apenas 0,6% abaixo do maior patamar da série histórica, em novembro de 2024", disseram Xavier e Gonçalves. "Do ponto de vista macroeconômico, os sinais iniciais de perda de tração refletem as limitações das condições financeiras e o menor impulso das transferências de renda governamentais, em um contexto de inflação pressionada", acrescentam.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fluxo total de veículos em estradas pedagiadas sobe 0,8% em janeiro ante dezembro, diz ABCR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!