MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 7,3% em fevereiro, diz ABCR

O movimento de veículos em estradas pedagiadas do Brasil subiu 7,3% em fevereiro contra janeiro, em resultado que ajusta diferenças sazonais entre os meses e é atribuído ao arrefecimento da onda de contaminações pela Ômicron após o pico do primeiro mês do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2022, 10:56:00 Editado em 10.03.2022, 11:05:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O movimento de veículos em estradas pedagiadas do Brasil subiu 7,3% em fevereiro contra janeiro, em resultado que ajusta diferenças sazonais entre os meses e é atribuído ao arrefecimento da onda de contaminações pela Ômicron após o pico do primeiro mês do ano.

continua após publicidade

Medido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em conjunto com a consultoria Tendências, o índice que mede o fluxo de veículos que passaram por pedágios no mês passado também mostrou alta, de 3,1%, na comparação com o total apurado em fevereiro de 2021.

Com resultado que reverte a variação negativa de janeiro, o primeiro bimestre terminou com alta de 1,4% no movimento de veículos, o que leva para 10,4% o crescimento do fluxo nas estradas no recorte dos últimos doze meses.

continua após publicidade

Na passagem de janeiro para fevereiro, a movimentação de veículos leves subiu 9,8%, enquanto a de veículos pesados teve alta de 1,1%.

Segundo Andressa Guerrero, analista da Tendências, o movimento de veículos leves, o que inclui os carros de passeio, voltou para perto do patamar de dezembro ao se recuperar da queda provocada, principalmente, pelo pico de contaminações da pandemia em janeiro.

"O movimento acompanha, em grande medida, a evolução do quadro sanitário no País, diante da queda de transmissões e internações ligadas à variante Ômicron", comenta a analista.

continua após publicidade

Já o fluxo de veículos pesados, como os caminhões, tem mostrado estabilidade, apesar de gargalos e aumento de custo que restringem a produção da indústria e, como consequência, o transporte de cargas.

Frente ao segundo mês de 2021, o fluxo de veículos leves nas estradas avançou 3,8%, o que permitiu altas de 1,6% no acumulado do primeiro bimestre e de 11,6% nos últimos doze meses.

Já o movimento de veículos pesados nas estradas pedagiadas brasileiras subiu 1,2% ante fevereiro do ano passado, com crescimento de 0,9% no primeiro bimestre e de 6,9% em doze meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 7,3% em fevereiro, diz ABCR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!