MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fluxo de veículos em estradas com pedágio cresceu 0,4% em outubro, diz ABCR

O fluxo de veículos em estradas com pedágio subiu 0,4% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e da Tendências Consultoria Integrada. É o primeiro avanço do índice

Marianna Gualter (via Agência Estado)

·
Escrito por Marianna Gualter (via Agência Estado)
Publicado em 10.11.2022, 12:42:00 Editado em 10.11.2022, 12:46:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O fluxo de veículos em estradas com pedágio subiu 0,4% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e da Tendências Consultoria Integrada. É o primeiro avanço do índice após duas contrações consecutivas.

continua após publicidade

A taxa é resultado de crescimento no segmento de veículos leves (1,0%) e queda no de pesados (-1,3%). Na comparação com outubro de 2021, o fluxo total de veículos cresceu 3,5%, com altas disseminadas entre leves (4,4%) e pesados (0,9%).

Em nota, os analistas Tendências Thiago Xavier e Davi Cardoso avaliam que o aumento de veículos leves mais do que compensou a queda de pesados.

continua após publicidade

"O fluxo de leves tem se beneficiado das condições aquecidas do mercado de trabalho, levando em consideração a combinação da geração de vagas e, mais recentemente, de aumento dos salários reais, além da redução das pressões inflacionárias, incluindo o patamar dos preços dos combustíveis", afirmam, em nota.

O fluxo total de veículos em estradas com pedágio acumula crescimento de 7,5% em 2022 e 6,8% nos últimos 12 meses, de acordo com a ABCR. Nestes dois períodos, respectivamente, os veículos leves cresceram 9,5% e 8,4% e os pesados, 2,3% e 2,1%.

Estados

continua após publicidade

Em São Paulo, o fluxo total de veículos subiu 0,7% em outubro ante setembro, com avanço de leves (1,2%) e recuo de pesados (-1,2%). Na comparação com outubro de 2021, o trânsito total de veículos cresceu 5,1%, com altas disseminadas entre leves (5,9%) e pesados (2,7%).

No acumulado do ano, o fluxo total de veículos cresce 9,0% nas estradas paulistas, com alta de 11,0% de leves e 3,0% de pesados. Em 12 meses, o trânsito total de veículos avança 8,0%, com altas de 9,8% de leves e 2,5% de pesados.

No Rio de Janeiro, o fluxo de veículos subiu 0,1% na margem em outubro, com crescimento no índice de leves (0,3%) e queda no de pesados (-1,3%). Na comparação com o mesmo mês de 2021, o trânsito de veículos cresceu 1,4%, com alta em leves (1,8%) e recuo em pesados (-0,8%).

O fluxo total de veículos no Estado acumula alta de 4,7% em 2022 e em 12 meses. Nestes dois períodos, o fluxo de veículos leves cresce também 4,7% e o de pesados, 4,8% e 4,5%, respectivamente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fluxo de veículos em estradas com pedágio cresceu 0,4% em outubro, diz ABCR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!