MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fitch: tarifas dos EUA reduzirão receita e crescimento de muitos setores corporativos europeus

As tarifas anunciadas pelos EUA sobre as importações de países europeus, incluindo 20% para a União Europeia (UE) e 10% para o Reino Unido, enfraquecerão o crescimento da receita e da lucratividade de muitos setores corporativos no continente, afirma a Fi

Thais Porsch (via Agência Estado)

·
Escrito por Thais Porsch (via Agência Estado)
Publicado em 07.04.2025, 14:25:00 Editado em 07.04.2025, 14:31:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As tarifas anunciadas pelos EUA sobre as importações de países europeus, incluindo 20% para a União Europeia (UE) e 10% para o Reino Unido, enfraquecerão o crescimento da receita e da lucratividade de muitos setores corporativos no continente, afirma a Fitch Ratings em análise publicada nesta segunda-feira, 7.

continua após publicidade

"A exposição ao comércio e o aumento da concorrência definirão, em grande parte, as consequências diretas para o setor, enquanto a deterioração das perspectivas de crescimento econômico terá implicações mais amplas", acrescenta a agência.

É provável que os setores químico, automotivo e de tecnologia (hardware) sejam os mais afetados na Europa, explica a Fitch, com os fabricantes de automóveis europeus enfrentam um risco maior na cadeia de suprimentos devido à dependência de materiais do México e Canadá (embora veículos em conformidade com o USMCA não esteja sujeito às tarifas), bem como da Europa para suas vendas nos EUA. O crescimento econômico mais lento também afetará a demanda automotiva global.

continua após publicidade

Segundo o relatório, embora a maioria das empresas industriais diversificadas da UE tenha grande presença de manufatura nos EUA, as exportações ainda são consideráveis e serão afetadas pelas tarifas.

O desempenho do setor corporativo europeu também poderá ser afetado pelo aumento da concorrência de empresas chinesas em mercados fora dos EUA, afirma a Fitch.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fitch: tarifas dos EUA reduzirão receita e crescimento de muitos setores corporativos europeus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!