MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fitch reduz projeção para crescimento global em 2021, de 6,3% a 6,0%

A Fitch afirma que a recuperação da economia global segue em ritmo rápido, mas "está atingindo seus limites de velocidade". A constatação está em seu relatório Perspectiva Econômica Global, no qual ela nota que gargalos na oferta contêm o ritmo da expansã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.09.2021, 12:59:00 Editado em 16.09.2021, 13:03:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Fitch afirma que a recuperação da economia global segue em ritmo rápido, mas "está atingindo seus limites de velocidade". A constatação está em seu relatório Perspectiva Econômica Global, no qual ela nota que gargalos na oferta contêm o ritmo da expansão na produção, além de criar pressões inflacionárias no curto prazo. Nesse quadro, a agência informa que revisou sua projeção para o crescimento do mundo, de 6,3% em junho a 6,0%.

continua após publicidade

A Fitch acredita que essas pressões "devem desacelerar de modo significativo em 2022", segundo Brian Coulton, economista-chefe da agência. As pressões sobre os preços, porém, mudam o tom do debate político e o apoio fiscal e monetário para o crescimento deve começar a diminuir no próximo ano, adverte.

Problemas do lado da oferta limitam o ritmo da recuperação. A Fitch cortou também a projeção para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos em 2021, de 6,8% em junho a 6,2%. Uma parcela maior do crescimento na demanda se reflete em altas nos preços e as projeções para a inflação nos EUA foram revisadas novamente para cima, aponta.

continua após publicidade

A Fitch revisou pra baixo a expectativa de crescimento da China, de 8,4% a 8,1%, com a desaceleração do setor imobiliário pesando na demanda.

Já a previsão para o avanço do PIB da zona do euro foi revisado em alta, de 5,0% a 5,2% em 2021. Polônia, Turquia, México, Rússia e África do Sul também tiveram revisões para cima.

A agência destaca ainda que as pressões inflacionárias influenciam o debate político. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve começar a reduzir suas compras de bônus em novembro, prevê a Fitch, que antecipa agora duas altas de juros pelo Fed em 2023.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fitch reduz projeção para crescimento global em 2021, de 6,3% a 6,0%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!