MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fitch rebaixa rating da Ucrânia de B para CCC, citando invasão militar da Rússia

A Fitch rebaixou nesta sexta-feira, 25, o rating da Ucrânia de B para CCC, patamar no qual os panoramas para o países não costuma ser disponibilizado. Em comunicado, a agência apontou que a invasão militar da Rússia resultou em maiores riscos para as fina

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.02.2022, 20:57:00 Editado em 25.02.2022, 21:04:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Fitch rebaixou nesta sexta-feira, 25, o rating da Ucrânia de B para CCC, patamar no qual os panoramas para o países não costuma ser disponibilizado. Em comunicado, a agência apontou que a invasão militar da Rússia resultou em maiores riscos para as finanças públicas e externas, a estabilidade macrofinanceira e a estabilidade política. "Há grande incerteza sobre a extensão dos objetivos finais da Rússia, a extensão, amplitude e intensidade do conflito e suas consequências", aponta a Fitch.

continua após publicidade

Até agora, "a Ucrânia tem tido uma estrutura de política macroeconômica credível, histórico de apoio multilateral, indicadores favoráveis de desenvolvimento humano, uma posição de credor externo líquido de 9% do PIB, e baixa dívida pública", aponta a agência. Por outro lado, contra tais "fatores estão o risco geopolítico, indicadores de governança fracos, baixa liquidez externa e riscos para a implementação de políticas", pondera a Fitch.

A invasão russa "representa um choque negativo grave para uma ampla gama de métricas de crédito importantes", aponta a agência. "A Ucrânia tem liquidez externa bastante baixa em relação ao serviço da dívida externa soberana de US$ 4,3 bilhões em 2022, e as saídas de capital esperadas enfraquecerão ainda mais sua posição de financiamento externo", projeta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fitch rebaixa rating da Ucrânia de B para CCC, citando invasão militar da Rússia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!